Qual a sua facção? Conheça a saga Divergente!

Livros e HQ

Qual a sua facção? Conheça a saga Divergente!

A famosa saga de livros da autora Veronica Roth chegou aos cinemas, então nada melhor que conhecer um pouco do livro originou o filme!

Abnegação, Audácia, Amizade, Franqueza e Erudição. São nessas cinco facções que a sociedade está dividida em “Divergente”, o livro de Veronica Roth, que acaba de ganhar uma adaptação para os cinemas. A série que tem tudo para ser a sucessora natural do sucesso de “Jogos Vorazes”, por também se passar num mundo distópico é best-seller inclusive alcançando os primeiros lugares de vendas em várias partes do mundo.

O livro, cuja primeira edição saiu em 2011, conta a história de Beatrice Prior, uma jovem que vive nesse mundo distópico e dividido, mais precisamente em “Abnegação”. E ela tem que passar por um teste que definirá de qual facção ela fará parte para o resto de sua vida:

— Trabalhando juntas, as cinco facções têm vivido em paz há anos, cada uma contribuindo com um diferente setor da sociedade. A Abnegação supriu nossa demanda por líderes altruístas no governo; a Franqueza providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário; a Erudição nos ofereceu professores e pesquisadores inteligentes; a Amizade no deu conselheiros e zeladores compreensivos; e a Audácia se encarrega de nossa proteção contra ameaças tanto internas quanto externas.

Porém ela tem muitas duvidas em sua cabeça, não sabe exatamente o que ela é, ao contrário de seu irmão Caleb, que ela considera ser altruísta assim como os seus pais, que abrem mão de todo e qualquer conforto em prol da sociedade, porém ela estava errada. E o grande dia chega, e seu irmão a surpreende.

Mas o que mais a surpreende é o seu próprio teste, que não chega à conclusão nenhuma, apontando que ela é uma Divergente, ou seja sem facção definida. E nessa sociedade isso é gravíssimo. Uma pessoa sem sociedade é quase um morto-vivo, uma pessoa que não pertence. E pior: essas pessoas são caçadas, para que a ordem do sistema seja mantida. E é aí que a aventura de Beatrice se inicia.

Ela então escolhe uma das facções, apesar de todas as suas dúvidas, e adota o nome “Tris”, tentando esconder de todos que é uma Divergente. Ela então conhece Tobias “Quatro” Eaton, seu treinador na nova facção, e passa por inúmeras provações para provar ser mesmo parte daquilo, o que é especialmente difícil para ela, dadas as suas dúvidas.

O livro possui duas continuações, Insurgente e Convergente, e sua aceitação é enorme em praticamente todo mundo. Com narrativa simples, a narradora consegue explicitar um novo mundo, que dá aberturas para aventuras grandiosas. E há tanto potencial, que a Summit Entertainment logo transformou o livro em filme, que já estreou faturando milhões. Vale muito a pena acompanhar a saga, pelos livros e/ou filmes vindouros, pois além de divertidas aventuras, temos um fundo psicológico e até mesmo uma crítica a sociedade atual muito interessantes.

Continuar lendo
Publicidade

Estudante de Jornalismo, baixista, amante de boa música e de bons livros. Nada melhor que ouvir um bom e velho heavy metal oitentista lendo um bom livro de fantasia/suspense.

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

To Top