Resenha: Stardust – Neil Gaiman e Charles Vess

Livros e HQ

Resenha: Stardust – Neil Gaiman e Charles Vess

Nada de um capitão chamado Shakespeare, pessoas com índoles intactas e bruxas parecidas com Michelle Pfeiffer. Esqueçam um pouco o faz de conta recriado pelo filme na voz do nosso Sir Ian McKellen, não que seja ruim até porque contou com toda ajuda possível de Gaiman, mas afinal estamos falando do escritor e quadrinista britânico que, como ele mesmo se defini, mora numa casa americana esquisita, cultivando abóboras exóticas e sendo um grande colecionador de computadores e gatos.

Stardust, o mistério da estrela, entrelaça histórias de além do Muro (cidade fictícia chamada de Muralha) com a do jovem Tristran Thorn. Nesses caminhos temos irmãos lutando por um trono, um jovem a procura de sua história, uma estrela caída, promessas de amor e o desejo de uma vida eterna. Todas as histórias, ligadas a um encontro comum:

“De nove em nove anos, o povo de Par Lá de Muralha e do outro lado do morro armava suas barraquinhas e, por um dia e uma noite, a campina abrigava a Feira Encantada. E, por um dia e uma noite em nove anos, havia comunicação entre as nações.”.

A obra de Gaiman conta ainda com as belas ilustrações de Charles Vess – a dupla foi responsável por um dos melhores quadrinhos Sandman, Sonhos de uma noite de verão, número 19 – numa linguagem simples e poética, mas que talvez seja uma fantasia mais juvenil num estilo de contos medievais. É nessa Inglaterra da era Vitoriana que Gaiman consegue nos prender com tantos personagens mágicos e lendas. Ao contrário do esperado para aqueles que já assistiram ao filme, a obra não é um romance estilo Fuga à meia-noite. Aqui temos o melhor no quesito fantasia, é por talento e gosto.

starStardustStardust-poster

P.s: as ilustração de Charles Vess só estão na edição da Vertigo.

Tem a mesma profissão de Clark Kent, mas sonha em ser Bruce Wayne. Espera até hoje o final de Caverna do Dragão, sua convocação para Hogwarts e ser chamada para lutar na Terra Média!

Comments

Mais em Livros e HQ

To Top