Thor mulher! O que você acha disto?

Livros e HQ

Thor mulher! O que você acha disto?

Todos (acho!) foram pegos de surpresa com o anúncio da Marvel Comics que Thor será uma mulher. Se você estava em outro mundo que não a Internet leia mais sobre isso em: Thor mulher? Marvel anuncia mudança em Asgard.

Com o anúncio centenas de opiniões (porque à Internet tá aí pra isso) sugiram sobre o assunto, e no meio da “geração só a cabecinha” teve comentário de todo tipo. Diante de tanto “mimimi” (coisa que já estou acostumada) as mesmas dúvidas de sempre começam a martelar mais uma vez na minha cabeça e não vou ser ingênua de acreditar de que vou sana-las analisando os comentários sobre o assunto.

Antes de eu tecer qualquer opinião sobre se a mudança é bem vinda ou não, fiz uma ‘pequena busca nas internet’s da vida’ e achei no site CNET um artigo interessante na chamada “Friday Poll” (enquete de sexta-feira) com o título: Thor as a woman – yea or nay? (Thor como mulher – sim ou não?). Além do texto no artigo há uma votação pra responder à pergunta do título. As opções de resposta são: Yes! (sim!); No way! (De jeito nenhum!); Other (Expand in comments) (Outro – expandir nos comentários). Você imagina quem estava ganhando até a hora em que eu escrevia esse post?

Thor mulher

Sim, meu amigo. No way! De jeito nenhum Thor pode ser uma mulher pra cerca de 61% dos votantes da enquete deste site. É interessante notar que antes da enquete logo abaixo da imagem da Thor há os seguintes dizeres: “Meet the new Thor. She’s worthy.” (Conheça a nova Thor. Ela é digna.); será que o “No way” esta relacionado à isso?

Antes de tudo todos tem que ficar cientes que a mudança do personagem esta sendo abertamente encarada pela Marvel como uma jogada de marketing para atrair um público de meninas e mulheres que, aparentemente, não consomem esse tipo de material: as HQ’s. Sim, estamos falando de HQ’s! (Isso não é, ainda, sobre os filmes dos Vingadores que estão indo pro cinema quebrando recordes de público e crítica).

Em números dizer ao certo em quanto o percentual de mulheres que consomem quadrinhos varia pra o percentual de homens é quase impossível (se alguém tiver esse dado favor disponibilizar nos comentários). Pra Marvel a mudança no Thor, personagem que vem sendo muito bem aceito nos últimos anos (especialmente depois do filme solo de 2011) é a forma de “atacar” um grupo negligenciado no setor de Comics.

Mas a grande questão é:

Thor pode ser uma mulher?

Antes de tudo há que se entender aqui algumas coisas:

► Thor, historicamente, não é um “bonequinho” tirado de revistas em quadrinho. Ele é um deus Nórdico. E o que você lê nas HQ’s e vê nos cinemas (ou animações) não representa todo o esplendor da Mitologia Nórdica (Germânica, Viking, Escandinava, como queiram chamar);

► Thor Odinson, sobre o qual está se falando aqui, é um personagem fictício criado em 1962 por Stan Lee, seu irmão Larry Lieber, o já falecido Jack Kirby e Joe Sinnott, inspirado no deus Nórdico. Ele tem uma série continua de HQ’s;

► Caso você não saiba a DC também tem um Thor Odinson e ele foi adaptado pra os quadrinhos em 1944 por Otto Binder na publicação Whiz Comics #50;

► Livremente inspirado na Mitologia Nórdica o que vai garantir poderes à Thor e o tornar o “deus do trovão” é o Mjölnir, o martelo. Dessa forma quem possuir o Mjölnir terá os poderes de Thor;

► Pra quem não sabe (ou esqueceu, vou refrescar sua memória) pra portar o martelo é preciso ser digno e o Thor esta sujeito à perder esse direito. Dessa forma a personagem que será a Thor, como anunciado, assumirá o nome e o martelo Mjölnir quando devido à eventos os ainda não explicados o Thor perde esse direito;

► E por último, mas não menos importante: Não vai acontecer uma cirurgia de mudança de sexo em Asgard que vai fazer Thor Odison se tornar uma Thor! São dois personagens completamente diferentes.

Assim, ao meu ver, Thor pode sim ser uma mulher se esta for digna de portar o Mjölnir. O fato de ela ser mulher não diminui seu direito, já que a única norma predeterminada dentro da mitologia da HQ é o portador (que nesse caso vai ser feita uma modificação no texto afim de contemplar mulheres) seja digno.

A Marvel esta jogando altas cartas afim de atingir um público muitas vezes esquecido. Quantos personagens femininos “solos” (com revistas próprias) a Marvel tem que você possa me dizer agora de cabeça?

Lógico que eles poderiam criar novos personagens femininos, mas conseguir fidelizar um personagem leva tempo.

Esse arco novo para Thor vai ser um teste pra Marvel. Se vai dar certo são outros quinhentos. Mas quem acompanha HQ sabe que nada é definitivo. Sempre algo pode se tornar universo alternativo, ou uma reviravolta pode acontecer na história e tudo voltar ao “normal”. Deixemos a Thor tentar mostrar seu valor! Deixemos os quadrinistas e roteiristas mostrarem se sabem fazer uma boa história com uma personagem feminina num cenário tão complexo! Deixemos a Marvel provar se pode ou não abarcar um novo público! Se isso acontecer positivamente quem ganha somos nós com novos conteúdos

Continuar lendo
Publicidade

Cantora de ocasião, atriz de televisão, bailarina do Faustão, mas queria saber tocar violão. Sei que, às vezes, sou legal mesmo quando não estou dando mole.

Comments

Mais em Livros e HQ

To Top