Vertigo Especial: Atire e Outras Histórias

Livros e HQ

Vertigo Especial: Atire e Outras Histórias

Cansado de super-heróis e suas megassagas infinitas que te obrigam a comprar trocentos gibis prá entender o que está acontecendo?

Uma alternativa interessante para mudar de ares é a edição Vertigo Especial – Atire e Outras Histórias, que foi lançada pela Panini em junho.

São 232 páginas de quadrinhos (papel pisa brite, R$ 19,90) com histórias de vários autores e temática variada –a maioria são curtas, de oito páginas em média. Na verdade, o especial compila três revistas: a Vertigo Ressurected, da qual faz parte Atire e mais oito histórias curtas; Mate Seu Namorado, com 56 páginas; e Strange Adventures, com nove hq’s curtas.

A hq que abre o volume é Atire, de Warren Ellis e arte de Phil Jimenez. A trama mostra Penny Carnes, uma investigadora do congresso norte-americano tentando entender o que está levando crianças e adolescentes a atirar em outras crianças e adolescentes nas escolas americanas e em seguida cometerem suicídio.

Carnes parte do óbvio de tentar culpar a tv ou os videogames como incentivadores dessa violência, mas não consegue estabelecer uma relação. Então, ela parte para pesquisar outros casos violentos, como o do fanático Jim Jones, que levou centenas de pessoas a cometerem suicídio.

De repente, ela percebe que um homem é presença recorrente nos locais dos crimes. Um homem loiro, usando um sobretudo surrado e fumando sem parar. Até que um dia ele surge à sua frente. O nome dele é John Constantine. E o que ele tem a revelar é contundente.

A hq foi produzida antes do massacre da escola em Columbine e ia ser publicada dias depois do terrível evento. A DC pediu que Ellis fizesse alterações na história, mas ele recusou. A editora decidiu não publicar e ele pediu demissão. Isso foi em 1999. A DC só publicou a história em 2010.

As oito hq’s que vem em seguida são curtinhas e excelentes, com temática variando do terror à ficção científica. Destaque para O Vilarejo, de Bill Willingham e Prudência, de Bruce Jones e a espetacular arte de Beni Wrightson! Mas também tem Brian Bolland, Frank Quitely, Esad Ribic e Eduaro Risso, entre outros.

kill-your-boyfriend-02A outra história longa não é inédita por aqui, tendo sido publicada em 1999. Mate seu Namorado, de Grant Morrison com arte de Philip Bond, é uma das melhores hq’s do escocês. Na trama, uma entediada estudante inglesa se envolve com um bad boy que tem como estilo de vida agredir a, para ele, acomodada sociedade inglesa. Para isso, o cara comete crimes como vandalismo, agressão e até assassinato. Envolvida até a alma pelo maluco, a jovem termina adotando seu estilo de vida e se apaixonando perdidamente. Muito humor negro nessa aventura romântica nada convencional!

ultraCompletam a edição as nove histórias de Estranhas Aventuras, com uma pegada mais ficção-científica. Não são tão boas quanto às da Vertigo Resurrected, mas estão muito acima das hq’s regulares que você encontra por aí. Dessas, gostei muito de O Quarto Branco, de Talia Hesshewe e Juan Bobillo; Parceiros, de Peter Milligan e Sylvain Savoia, um instigante conto sobre imaginação versus realidade; e de Ultra, o Multialien, de Jeff Lemire, que conta a vida e a morte de um dos mais bizarros super-heróis espaciais já criados – quatro seres em um só!

Vertigo Especial Atire e Outras Histórias é recomendadíssimo! Excelentes histórias, excelentes desenhos, excelente relação custo-benefício!

Leia mais sobre quadrinhos da Vertigo

Continuar lendo
Artigos relacionados:
Bruno Alves

Bruno Alves é professor, rabisca de vez em quando uns desenhos por aí e tem sempre uma música tocando em off na cabeça, mesmo quando não está usando headphones. E sim, ele gosta dos Titãs.

Deixe seu comentário!
Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top