Você sabe Onde vivem os monstros?

Livros e HQ

Você sabe Onde vivem os monstros?

Antes de entrarmos no armário ou debaixo da cama em busca de seres fantásticos, é preciso entender que este não é um romance de ninar. Existe uma sutil diferença entre livros infantis e livros com perspectiva infantil. Podemos classificar o primeiro como sendo as histórias de princesas, animais e até super heróis (não coloco contos de fadas, pois estes não são feitos para crianças) contra o estilo fauvista; onde a imersão é no olhar da criança e sua perspectiva de mundo. É nessa disputa que a obra de 1963 do norte-americano, Maurice Sendak (falecido no dia 08 de Maio deste ano), se encontra.

O livro foi lançado por aqui em 2009, pela CosacNaify, com tradução de Heloísa Jahn e não rendeu muito, ao contrário dos Estados Unidos -onde vendeu mais de 18 milhões de exemplares e foi traduzido pra 20 idiomas- , mas Maurice sempre esteve presente na nossa infância, ou pelo menos na nossa televisão, com as séries Os Sete Monstrinhos e O pequeno Urso exibidas pela TV Cultura. Por quê esta obra é incrível? Bem, livros de monstros existem vários. Aterrorizantes também. Porém são poucos que mostram que o medo surge das características humanas, as mais escondidas e hediondas da personalidade de todos nós.

Seguir o politicamente correto virou moda mais uma vez (não que seja ruim, mas todo exagero não é beneficente), no entanto o livro é rebeldia, raiva, solidão e muitos diálogos que vão de encontro à vida pacata. Trata-se de um mergulho na mente do garotinho Max, que depois de ser mandado pra cama sem jantar, cria uma floresta bizarra em seu quarto. Numa viagem de barco a vela, por quase um ano, ele encontra um lugar repleto de monstros devoradores.

"E quando ele chegou aonde vivem os monstros eles rugiram seus terríveis rugidos e arreganharam seus terríveis dentes e reviraram seus terríveis olhos e mostraram suas terríveis garras..”

Os monstros seriam retratados como cavalos, só não ocorreu porque Sendak não os sabia desenhá-los. O autor também diz ter se inspirado em seus parentes para criá-los, mas achou que os monstros lembravam mais ele do que os tios ou tias. Cavalou ou não, as ilustrações são fantásticas e ajudam a criar o ambiente de Max. Onde vivem os Monstros é um daqueles livros (como o Pequeno Príncipe) onde poucas frases são suficientes, a descrição não precisa ser incrível e as lembranças transformam algo simples em extraordinário.

Continuar lendo
Publicidade

Tem a mesma profissão de Clark Kent, mas sonha em ser Bruce Wayne. Espera até hoje o final de Caverna do Dragão, sua convocação para Hogwarts e ser chamada para lutar na Terra Média!

Deixe seu comentário!

Mais em Livros e HQ

To Top