2001 – Uma Odisseia no Espaço como você nunca (ou)viu

Música

2001 – Uma Odisseia no Espaço como você nunca (ou)viu

O filme de Stanley Kubrick tem como tema a música Assim Falou Zaratustra, música de Richard Strauss (além de músicas de Gyorgy Liget e Aram Khachaturyan). Mas não era essa a ideia inicial de uma trilha para o clássico da ficção científica.

O compositor contratado para fazer a trilha original do filme era Alex North, que já havia trabalhado com Kubrick no épico Spartacus. Reza a lenda que Stanley Kubrick gravava as tomadas de 2001 com o estúdio transbordando de músicas eruditas. O que sabemos de fato é que no final das contas ele realmente não incluiu os temas criados por Alex North e dizem as más línguas que ele nem mesmo chegou a avisar o compositor dessa mudança na arte final do filme…

Quando foi assistir a exibição de 2001, North teria descoberto que sua trilha havia sido escanteada pelo diretor, que fechou o filme com as músicas que nós conhecemos hoje.

Assistindo a abertura do filme com o tema criado por Alex North, agradeço imensamente a insubordinação de Kubrick, que ignorou a música de North e mandou ver com Strauss…

Abertura de 2001 – Uma Odisseia no Espaço (música de Alex North)

 

Agora relembrem a versão com a música de Strauss.

 

Outra lenda que cerca o filme é que Kubrick havia convidado o Pink Floyd para fazer a trilha sonora. A banda não teria aceitado, e anos mais tarde, na biografia A Saucerful of Secrets, há uma citação de Roger Waters em que ele mostra arrependimento de não ter topado a empreitada proposta por Kubrick.

2001 – Uma Odisseia no Espaço foi lançado em 1968, e três anos depois o Pink Floyd gravou o disco Meddle, no qual está a música Echoes. E não é que a música parece mesmo ter sido feita como trilha da 4º parte do filme, chamada Júpiter e Além.

Na mesma onda de que o álbum Dark Side Of The Moon havia sido criado sob pano de fundo do filme O Mágico de Oz, confiram aí como fica a música Echoes na última parte do filme.

Difícil dizer que realmente não foi criada pensando no filme de Kubrick.

blogueiro, historiador; planejamento digital, coordenação de projetos em mídias sociais; editoração, redação digital e Tricolor do Arruda.

Comments

Mais em Música

To Top