Adeus Joe Cocker! De um dos seus amigos, obrigado… #RIPJoeCocker

Música

Adeus Joe Cocker! De um dos seus amigos, obrigado… #RIPJoeCocker

2014 seu fudido! Acabe logo e deixe meus ídolos em paz! Faleceu hoje, nesta segunda-feira (22) aos 70 anos, um dos motivos da minha primeira e mais tocada playlist do Spotify se chamar “Porque sou velho”.

Joe Cocker me leva diretamente a minha adolescencia, sem grana, sem teto, nem futuro. Apenas a rebeldia, um violão no braço e um sentimento de solidão que me deixava deslocado deste mundo. Foi nesta época que conheci a palavra Woodstock e logo descobri algumas figuras que por alí passaram, distribuindo vida, energia e talento num dos momentos mais incríveis que a humanidade já presenciou – artisticamente falando – e uma das coisas que mais me arrependo de não ter vivido, infelizmente por questões de tempo e espaço.

Cocker ficou famoso em 1969 ao fazer um cover de “With a little help from my friends“, dos Beatles, durante o festival de Woodstock. E poucas vezes na vida você ouvirá a expressão “MELHOR QUE BEATLES” ser usada com uma verdade tão significante. Essa mesma música virou tema de abertura da série “Anos incríveis“, mas isso é outra história.

De certa forma, tudo isto foi responsável pelo primeiro sonho que tive de verdade: Ser um Rock Star e me tornar um desses amigos!

Mas, algo não era pra ser…

Um fato é que pra mim, poucos cantores conseguiram uma expressão vocal como Joe Cocker. Foi através dele que entendi a expressão “cantar com a alma“. Talvez por isto – e sua influência Blues, que estava em alta na época – muitos lhe chamavam de “o branco com voz e alma negra“.

Então se você não conhece a obra deste gigante, recomendo que após um dia estressante qualquer, acomode-se em seu sofá, com uma dose da sua bebida preferida, ouça, reflita e sinta-se estranhamente apaixonado, meio que instantaneamente por músicas como as que listei abaixo:

With A Little Help From My Friends | 1969 at Woodstock

You Are So Beautiful

Never Tear Us Apart

Uma regravação dos Inxs, que já era incrível… mas Joe tomou pra si e disse “get over it, boys!”

Have a little faith in me

Let’s go get stoned

You can leave your hat on

Mais conhecida como a música do streap tease da Kim Basinger no filme “9 1/2 Semanas de Amor”

E assim espero que 2014 não me traga mais nenhuma surpresa como esta. Afinal Robin Williams e Roberto Gómez Bolaños já foram golpes muito fortes. Agora chegou a vez do Joe se despedir… e assim vou descobrindo que só percebo a importância de certas coisas da vida, depois que se vão. Por isto e tudo o que vivi, este será um luto que me permitirei… hoje a noite, com uma dose qualquer, no escuro de minha sala, relembramdo todas as fases da minha vida que tiveram sua obra como trilha sonora.

Vai com Deus cara! Dá um abraço forte no Jimi e na Janis por mim 🙂

Joe Cocker – Live at Woodstock ’69 [Full Concert]

Continuar lendo
Publicidade
Murilo Lima

Criador e editor-chefe do Geek Café. Administrador entusiasta de novas mídias, inovação e mentes fora da caixa.

Deixe seu comentário!

Mais em Música

To Top