O Netflix prometeu diversos lançamentos para o ano de 2019 e já cumpriu parte da sua promessa. Entre os lançamentos do mês de janeiro, se destaca a série da japonesa: Ordem na Casa com Marie Kondo. Na série, Kondo vai para casas de famílias americanas que precisam de organização e os ajuda a colocar ordem na casa.

Marie Kondo

No mundo inteiro a série tem sido um grande sucesso, e no Brasil, Kondo tem dois dos seus quatro livros lançados: A mágica da arrumação e Isso me traz alegria. Esses livros estão na lista de best-seller mostrando o interesse de grande parte dos brasileiros em manterem suas casas mais arrumadas e mais limpas, como também mais confortáveis.

Estes livros entram na categoria de autodesenvolvimento, no qual a arte de faça você mesmo está muito presente. Todo mundo com a ajuda dos livros da Marie Kondo pode mudar a sua vida e deixar a sua casa muito melhor, apenas com um pequeno investimento de tempo, dinheiro e energia.

Ou seja dedicando um tempo para organizar cada um dos ambientes do lar, investindo na compra de  alguns objetos de organização ou projetos para criá-los e, por fim, colocando a energia que estas mudanças organizacionais exigem.

Vale ressaltar que o Brasil já tem um grande público que gosta desse tipo de programas de organização do lar, tal com o programa Santa Ajuda com a Micaela Góes do Canal GNT que ajudou mais de 150 pessoas a organizarem seus ambientes.

Sobre a série, quem assistiu afirma que é bastante emocionante pois lida com diferentes histórias por trás da desorganização. No primeiro episódio é sobre organização num lar com crianças pequenas. O segundo é sobre lidar com o ninho vazio, e o terceiro sobre quem precisa mudar para um ambiente menor.

Ordem na Casa com Marie Kondo Netflix – Trailer

Já no quarto, o qual foi apontado como o mais sensível, é sobre lidar com a perda de uma pessoa querida e o que fazer com os objetos pessoais dela, o quinto é sobre a transição da vida estudantil até a vida adulta.

O sexto aborda o tema dos acumuladores (assunto que também já foi bastante discutido na televisão, principalmente norte-americana), e o sétimo em como melhor receber um bebê. Por fim, o oitavo é sobre quando duas pessoas se unem numa só casa trazendo todas as coisas de ambos, o que acaba por criar sempre alguma confusão.

No geral, a série mostra que é preciso de mais de um dia para conseguir arrumar a casa, já que algumas famílias levam meses neste processo. A série também mostra que a organização do lar não tem gênero, sendo um processo no qual todos devem estar envolvidos.

Antes de começar a organizar cada espaço a Marie faz uma meditação para trazer boas intenções e energias, deixando claro que é preciso deixar claros os objetivos que querem ser alcançados com a organização. Em adição toda arrumação começa pelas roupas, criando uma enorme montanha com todas as roupas de uma pessoa, e fazendo uma seleção daquelas que trazem alegria e são necessárias, e das que não trazem esse sentimento.

Um dos efeitos mais positivos da série é o aumento das doações ao redor do mundo nas mais populares redes de caridades, Ou seja, muita gente se sentiu inspirado e motivado com a série para colocar ordem na casa e na vida, e acabou doando o que já não precisava.