Pesquisa descobre que quanto mais deprimido, mais maratonas de séries você faz

Se você tem o hábito de realizar maratonas de séries, talvez seja porque você está deprimido, diz estudo americano

Séries e Tv

Pesquisa descobre que quanto mais deprimido, mais maratonas de séries você faz

Voce já ouviu falar do termo “binge watching”? Ele é a versão americana de uma maneira de consumir séries que o resto do mundo (cujo acesso aos seriados acontecia por meio de downloads na Internet) já conhecia a muito tempo: as famosas maratonas.

Sabe quando você pega uma temporada inteira de uma série para assistir num único fim de semana? É isso que você faz quando está maratonando um seriado e é um modelo de negócios no qual empresas de streaming, como a Netflix, foram construídas em cima.

Porém, esse hábito de maratonar séries pode ter a ver com tendências depressivas. Foi o que um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Texas, em Austin, descobriu.

A pesquisa foi realizada com cerca de 316 pessoas, com idades que variavam entre os 18 e 29 anos, ou seja, com jovens.

Os voluntários tiveram de responder perguntas sobre a frequência com o qual se sentiam sozinhos, se faziam maratonas de séries e com qual frequência.

O resultado não foi assim tão surpreendente (pelo menos não pra sua mãe, que vive dizendo pra você parar de ver tanta televisão e ir sair): quanto mais deprimidos os participantes, maior a tendência de maratonar séries de TV.

 

A pesquisa descobriu também que quantos mais sentimentos negativos com os quais não queriam lidar dos participantes, maior a propensão a assistir mais episódios de uma série de TV.

Os pesquisadores desse estudo pretendem explorar mais ainda os efeitos do binge watching nas relações sociais e de trabalho das pessoas, mas o cenário já não parece muito animador para quem gosta de maratonar séries de TV.

Continuar lendo
Publicidade
Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!

Mais em Séries e Tv

To Top