Vida longa e próspera: 48 anos de Star Trek!

Séries e Tv

Vida longa e próspera: 48 anos de Star Trek!

“O espaço… a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise, em sua missão de cinco anos para explorar novos mundos, pesquisar novas formas de vida e civilizações… audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve…”

Foi com essas palavras, narradas pelo Capitão James T. Kirk (William Shatner), que no dia 8 de setembro de 1966 estreou nos EUA a série de ficção científica que revolucionou o gênero  e que se tornou uma das mais longevas franquias da tv e do cinema:  Star Trek (Jornadas nas Estrelas, no Brasil), criada por Gene Roddenberry!

The Man Trap” foi o episódio de estréia, que recebeu críticas regulares; com a exibição dos episódios posteriores, a série começou a ganhar fãs, principalmente entre autores de ficção científica. No entanto, nem sempre qualidade significa audiência: a rede NBC ameaçou cancelar a série na segunda temporada.

Foi aí que os fãs entraram em ação: liderados por Bjo Trimble (mais conhecida como “a mulher que salvou Star Trek”), os trekkers enviaram milhares de cartas protestando contra o cancelamento. A NBC reconsiderou mas jogou a terceira temporada para sexta-feira a noite, também conhecido como o horário da morte. Resultado: a audiência despencou de vez e Star Trek foi cancelada em 1969.

Porém, com as reprises e a exibição em outros países, o interesse pela série foi crescendo, o que motivou a emissora a encomendar a Gene Roddenberry uma nova temporada. Star Trek: Phase II estava em produção quando dois filmes se tornaram grandes sucessos daquele período: Guerra nas Estrelas, de George Lucas, e Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Spielberg!

star trek animated GIF

Rapidamente a Paramount deu carta branca para que o piloto da nova série fosse adaptado para um longa-metragem. Nasceu aí Star Trek: The Motion Picture, dirigido por Robert Wise e lançado em 1979. Com o sucesso do filme, a franquia foi revigorada também na tv. Por fim, o universo Star Trek produziu doze filmes, cinco séries de tv, quadrinhos, livros e games!

No universo imaginado por Gene Roddenberry a humanidade já tinha resolvido seus problemas e vivia numa utopia – a própria tripulação da Enterprise era um reflexo disso ao unir, sem conflitos, americanos, japoneses, russos, africanos, ingleses e irlandeses, entre outras nacionalidades. No século 23 essas divisões não existiam: todos eram humanos!

Assim, o espaço era o novo território a ser desbravado. A partir dessa premissa, temas em evidência nos anos 1960 como racismo, militarismo, colonialismo, feminismo, economia, direitos humanos e religião, entre outros, foram discutidos nos episódios – foi na série que aconteceu o primeiro beijo interracial na tv americana!

Esse era o segredo de Star Trek:

Juntar ação e aventura à sociologia, política e filosofia, sendo a primeira série de tv a chegar, audaciosamente, aonde nenhuma outra série tinha chegado antes.

Obrigado a Gene Roddenberry, o Grande Pássaro da Galáxia!!!!

E uma Vida Longa e Próspera para o universo Star Trek!!!

 star trek animated GIF

Continuar lendo
Publicidade
Bruno Alves

Bruno Alves é professor, rabisca de vez em quando uns desenhos por aí e tem sempre uma música tocando em off na cabeça, mesmo quando não está usando headphones. E sim, ele gosta dos Titãs.

Deixe seu comentário!

Mais em Séries e Tv

To Top