Veja os 10 mitos da tecnologia desvendados!

Tecnologia

Veja os 10 mitos da tecnologia desvendados!

Hoje a tecnologia avança numa velocidade incrível, exponencialmente ela se inventa e reinventa a cada dia, mas claro, há ainda aqueles que não acompanharam a evolução ou não se familiarizaram com a tecnologia em geral.

Toda família tem aquele tio, pai ou primo que é o “sabichão” ou o verdadeiro “sabe tudo” de computadores  que sempre dá seus pitacos  e te conta mil e umas verdades inegáveis sobre as mais diversas áreas da tecnologia como verdadeiros oráculos não é mesmo? Mas pois bem, será que eles realmente estavam certos? Chegou a hora de desvendar 10 mitos da tecnologia!

 

1º Mito: Baterias de Smartphones e Notebooks viciam.

mito_1

 

Mito.  Esse mito é um dos clássicos dos clássicos, mas não é atoa que ele ainda exista.

Antigamente as baterias eram feitas de níquel cádmio que sofre de um efeito de memória quando carregada sem antes ter sido esgotada sua energia. Já as baterias atuais presentes em seus dispositivos sejam eles celulares, notebooks ou similares possuem uma bateria feita de íons de lítio, essas não sofrem com o efeito memória, mas vale lembrar que toda a bateria possui uma vida útil. As baterias de notebook por exemplo suportam em média de 300 a 400 ciclos de carga – descarga.

 

2º Mito: Se estiver trovejando e relampeando tire o plugue da tomada.

mito_2

Verdade. Nessa você deve dar ouvido aos seus pais.

Se algum raio atingir a rede de transmissão de energia próxima, uma descarga elétrica enorme percorrerá por ela fazendo com que todos os aparelhos plugados nas tomadas possam queimar. Para garantir uma maior proteção o ideal é o uso de filtros de linhas equipados com fusíveis, que são feitos para queimar com carga excessiva na rede, além disso se as tomadas forem aterradas a proteção é ainda maior. Estabilizadores também possuem os fusíveis mas não servem pra mais nada! Confira o 3º mito e entenda melhor.

 

3º Mito: Você deve ligar seu computador em um estabilizador.

mito_3

Mito.  Eles não servem para coisa alguma!

Estabilizadores são lentos no que se diz respeito a estabilização da variação de energia. Os circuitos que compoem a fonte de seu computador ou a fonte chaveada de seu notebook ou celular conseguem lidar mais rapidamente com as variações de tensão do que o estabilizador que atualmente só atrasa o processo. Sendo assim na maioria das vezes  ele então se torna um aparelho para “queimar” no lugar do computador, mas como já vimos anteriormente, o filtro de linha é uma melhor opção por ser bem mais barato e possuir fusíveis assim como ele. Se quer uma proteção ainda maior, vale a pena apostar no Nobreak.

 

4º Mito: TVs de plasma são ultrapassadas

mito_4

Mito. Elas também possuem suas vantagens.

As TVs de plasma possuem custos normalmente menores e são encontradas em tamanhos maiores por que o custo de produção das mesmas é menor. Isso se deve ao fato de que elas não necessitam de luz  para exibir as imagens, elas são geradas através da descarga elétrica de gases nobres que se transformam em plasma liberando luz.

As TVs de plasma possuem vantagens como: maior contraste nas cores, melhor qualidade no movimento da imagem, mesmo em TVs de mais de 50 polegadas são mais baratas e possuem melhor ângulo de visão. As desvantagens ficam por conta de seu brilho que é menor e refletem muitas sombras de janelas requirindo ambientes escuros, além de serem mais robustas comparadas as de LED e LCD, talvez sendo esses motivos que não atraem a maioria dos consumidores.

 

5º Mito: Não “Remover pendrive com segurança” causa danos.

mito_5

Depende.  A possibilidade de danos existe, mas ela depende da ocasião.

Na verdade  nem sempre é realmente necessário remover o pendrive com segurança. O fato é que enquanto o dispositivo está em transferência com o computador há corrente elétrica entre eles e remove-lo abruptamente pode causar um curto que por sua vez pode queimar o pendrive ou corromper os arquivos.

A remoção com segurança garante ao usuário que nada está mais acontecendo entre o dispositivo e o computador, porém, se você tiver certeza que nenhum tipo de transferência existe entre eles então o pendrive pode ser removido e dano nenhum será causado, mas vale lembrar que seu pendrive pode estar infectado com algum vírus fazendo transferências com o computador sem que você mesmo saiba. Na dúvida a melhor opção é remover o dispositivo com segurança.

 

6º Mito: Quanto mais Megapixels, melhor é a câmera.

mito_6

Mito. A resolução de uma imagem não está ligada a sua qualidade.

Toda imagem digital é formada por pixels. Eles são pequenos quadrados que compõem a imagem no computador. Experimente dar muito zoom em uma foto e você os verá, sendo assim, a quantidade de Megapixels em uma câmera fotográfica só remete ao tamanho propriamente dito, quanto maior a resolução, maior a quantidade de pixels e maior capacidade de ampliamento da fotografia.

O que faz uma câmera ter boa qualidade são os seus sensores que fazem a captação da luz do ambiente e transforma essa informação para pixels. Além disso uma boa lente também pode mudar drasticamente  a qualidade da imagem.

 

7º Mito: Desligar o PC direto do botão estraga o HD

mito_7

Mito. Isso parou de ser verdade nos HDs modernos.

Antigamente as cabeças de leitura presentes nos HDs precisavam de um comando específico para serem recolhidas dos discos sendo que sem esse comando a agulha poderia funcionar incorretamente e estragar o disco rígido.

Hoje em dia as cabeças de leitura são recolhidas automaticamente quando não há mais energia no HD.

 

8º Mito: Imãs podem apagar ou danificar seu HD

mito_8

Mito. Mas em Breaking Bad não foi usado um imã qualquer.

Imãs tradicionais daqueles que você tem em sua geladeira ou até mesmo imãs pequenos e mais fortes não conseguem apagar seu HD ou flashdrive, no máximo um disquete.

Somente um imã extremamente forte, de potência industrial e ainda assim na mesma direção do disco rígido. Então ponto para Mr. White que fez da maneira correta.

 

9º Mito: Mais barras de sinal, mais serviço.

mito_9

Mito. As barras só indicam a  intensidade  da torre de transmissão mais próxima de você.

Sim, as barras indicam a intensidade da torre mais próxima, então quer dizer que quanto mais barras, melhor funciona o serviço não é mesmo? Na verdade não. A qualidade do serviço depende muito mais da quantidade de pessoas (ou células) conectadas a esta torre.

Por exemplo, você pode estar em um grande evento que ocorre ao lado da torre de transmissão. Todos os smartphones e celulares das pessoas estarão exibindo o máximo de intensidade nas barras, porém é muito provável que o serviço não irá funcionar corretamente devido a grande demanda de pessoas por uma só estação de transmissão.

 

10º Mito: Limpar lixeira apaga os arquivos definitivamente

mito_10

Mito. Limpar a lixeira ou usar o SHIFT + DEL apenas faz com que o sistema de arquivos “esqueça” deles.

Cada arquivo em seu sistema possui uma espécie de índice que os organiza dentro do HD. Deletar um arquivo apenas faz com que o Sistema Operacional esqueça desse índice. Se todo arquivo que fosse deletado tivesse de ser removido também em hardware o processo seria lento e prejudicaria muito a vida útil do HD.

Sendo assim todo arquivo deletado ainda permanece em disco mesmo o Sistema Operacional mostrando um novo espaço livre. Acontece que o espaço que ele ocupa no disco rígido fica livre para ser sobrescrito, caso esse espaço não seja sobrescrito, é possível até o uso de softwares específicos que fazem a recuperação de arquivos deletados.

Esperamos que todos os mitos desvendados possam ser úteis a vocês e agora não tem mais por que acreditar em tudo em que aquele seu tio “sabe tudo” te conta sobre os computadores e a tecnologia em geral.  Qual deles você já conhecia ou não? Conte pra gente e nos ajude a trazer um conteúdo cada vez melhor para o Geek Café.

Continuar lendo
Publicidade

Geek, Nerd e Tech lover que ainda espera a chegada dos anões e do mago para partir em uma aventura. Futuro Engenheiro da Computação que ainda pretende criar o celular que asse pizzas!

Deixe seu comentário!

Mais em Tecnologia

To Top