Clouds – O primeiro filme feito com Kinect

Cinema

Clouds – O primeiro filme feito com Kinect

O documentário americano Clouds,  está sendo anunciado como o primeiro filme a ser gravado utilizando o sensor de movimentos Kinect em sua produção.

Segundo o artista de mídia James George, idealizador do projeto ao lado do documentarista Jonathan Minard:

É um documentário num ambiente de videogame. E pode ser explorado de maneira interativa.

Clouds foi filmado em um formato de 3D experimental chamado RGBD.

No vídeo abaixo (utilizado na apresentação do KickStarter) apresenta um pouco de como a ideia funciona. Uma câmera especial trabalha acoplada em cima do Kinect, realizando a captura de imagem, enquanto o sensor captura os movimentos. As informações são cruzadas no filme, com efeitos visuais e fundos surgindo de forma generativa (ou seja, de forma aleatória pelo computador e não pela mão humana).

 

O tema de Clouds é bastante apropriado a ideia: o lado criativo e artístico da programação. O documentário apresenta cerca de 30 personalidades da cultura digital, designers, críticas e criativos em geral, do escritor Bruce Sterling ao artista Casey Reas, falando sobre os diversos aspectos da interface entre arte e programação.

O objetivo de George e Minard é construir um aplicativo para apresentar as entrevistas como uma conversa infinita. Segundo Gerge:

Imaginamos que isso funcionará em tempo real, permitindo ao usuário que controle a câmera, voando pelo espaço e escolhendo quais temas conceituas ele quer seguir ou quem ele quer ver.

Agora que o Clouds conseguiu ultrapassar sua meta de arrecadação, que era US$ 25 mil, sua versão interativa sairá em breve. O sistema de navegação que transforma o usuário em editor não é tão simples quanto parece. No site do projeto, os criadores explicam que, enquanto a sequência é assistida, o sistema faz digressões quando a discussões toca em temas relacionados. Somos, assim, o espectador é levado pela tangente, pulando de ideia em ideia, num ciclo interminável, conectado e profundo.

Aqui um trecho da entrevista com Bruce Sterling em Clouds:

Continuar lendo
Murilo Lima

Criador e editor-chefe do Geek Café. Administrador entusiasta de novas mídias, inovação e mentes fora da caixa.

Deixe seu comentário!

Mais em Cinema

Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top