Como transformar seu Android num roteador Wireless | Faça você mesmo

Sabe aquele dia que a sua banda larga resolve te deixar na mão? Ou quando você esta na rua e precisa usar o notebook ou tablet pra algo urgente, ou mesmo pra passar o tempo, mas não encontra um ponto de conecção com a Internet pra esses aparelhos? Um saco, né? Sei bem como é isso… Porque você não usa seu smartphone com Android como ponto de Internet?

Talvez você não esteja ciente, mas o seu celular (com Android) vem com uma interessante funcionalidade que transforma o aparelho num roteador de Internet que te ajuda a conectar outros aparelhos, como um notebook ou tablet. Pra que isso aconteça você vai precisar apenas fazer uma configuração básica e ter uma conecção 3G (ou 4G) estável.

PASSO A PASSO – Como transformar seu Android num roteador Wireless

Pra explicar como fazer utilizei um Samsung SIII Mini com Android versão 4.1.2 para conectar a Internet num Asus Tranformer Tablet que também possui Android na versão 4.4.1.

Obs: Primeiramente certifique-se que você tem uma versão do Android com suporte pra esse tipo de experiência. Todas as versões mais recentes contam com essa funcionalidade.

Passo 1) Vá em Configurações e depois clique em Mais configurações.

imagem 1

Passo 2) Depois disso procure a opção Ancoragem e Roteador Wi-Fi ligue a função Roteador Wi-Fi.

Imagem 2   Imagem 3

Nas opções seguintes aparecerá seu nome de rede AndroidAP (por exemplo) e as seguintes instruções

1. Ligue o Wi-Fi no dispositivo
2. Encontre AndroidAP (ou o nome da rede que você colocou) na lista de rede Wi-Fi
3. Conecte a AndroidAP (ou o nome da rede que você colocou) inserindo a senha ******* (haverá uma sequência de letra e números) como senha
4. Aproveite a Internet usando o ponto de acesso Wi-Fi portátil

Obs: Note que no topo da tela do seu smartphone, na área de notificações de aplicativos, o simbolo do Wi-Fi em azul ficará sendo mostrando indicando que o smartphone esta funcionando como um Hotspot de Internet.

Passo 3) Siga as instruções corretamente no aparelho que você esta configurando pra receber a Internet e espere que a conecção aconteça. Se tudo correr bem, você estará conectado a Internet.

Caso seu Android não ofereça essa opção você pode procurar na Play Store por WiFi Tethering um app que promete essa funcionalidade e tem uma avaliação de 4,1 pelos usuários.