Facebook Graph Search – Busque por amigos, lugares e coisas

Tecnologia

Facebook Graph Search – Busque por amigos, lugares e coisas

A atual busca do Facebook não é uma maravilha. É sim possível encontrar pessoas através da atual busca, mas quando queremos dar um passo a mais, terminamos caindo em um abismo. Até hoje. O Facebook na mais recente keynote anunciou ao público o Graph Search, que permite pesquisar sobre quase tudo. Como assim?

Imagine uma pesquisa sobre “Pessoas que gostam de Ciclismo”. Sério, aparecerá diversas pessoas que curtem fazer ciclismo. Entretanto, você quer resumir isso para “Pessoas que gostam de Ciclismo e são da minha cidade natal”. Também será possível. Ou então pesquisar “Restaurantes em Recife que meus amigos gostam ou já foram”. Enfim, abre-se uma oportunidade incrível para os stalkers.

Teoricamente este recurso já é utilizado pelos anunciantes. É possível anunciar para pessoas que curtem ciclismo e/ou que moram em Recife, por exemplo. Mas é a primeira vez que o Facebook anuncia um recurso para ajudar aos usuários (por sinal, eles poderiam fazer uma mudança também no layout). Abaixo você pode ver um exemplo da busca (ela não está em funcionamento, é possível apenas fazer uma busca de testes).

Exemplo de busca do Graph Search 

Como estou morando em Los Angeles (até fevereiro ou março), ele mostrará todas as pessoas que moram em Los Angeles. Se você for de Recife, ele mostrará todos de Recife. O mesmo para São Paulo, enfim, para todas as cidades.

Mas… sim, sempre tem um “mas”. O Graph Search só está disponível para o idioma English (US). Isso significa que caso você queira receber acesso a ele, detalhe que ele está em beta limitado, você precisará mudar seu idioma para inglês (eu já fiz isso desde que cheguei aqui nos Estados Unidos).

Como disse o Web Insider:

O Facebook quer acabar com o que o Google queria ser no futuro.

Isso é uma oportunidade, entretanto, não apenas para os usuários. Como também quebrará um grande concorrente: LinkedIn. Será possível fazer buscas tão fáceis por possíveis candidatos, que nesse caso, o LinkedIn poderá sofrer uma grande perda (sem falar que a busca “melhor” do LinkedIn é paga).

Outro fator é que as pessoas passarão a zelar mais pela imagem pessoal. Afinal, através deste recurso, ficará bem mais fácil ganhar visibilidade, do que através da busca atual.

Uma coisa é certa: palmas ao Facebook. Isso é realmente bastante inovador. E eu curti bastante.

 

Meu nome é Yeltsin Lima, sou o novo colaborador do GeekCafé. Atualmente além de escrever para cá, também contribuo com o Meio Bit e Digital Drops. Sou fundador do blog sobre WordPress chamado Dicas WordPress. Moro em Los Angeles, entretanto, voltarei ao Brasil em fevereiro/março de 2013 (por favor, não me peçam coisas para comprar!! 😛).

Continuar lendo
Publicidade

Meu nome é Yeltsin Lima, sou blogueiro de tecnologia, estudante de publicidade e atualmente (por enquanto) moro em Recife/PE.

Comments

Mais em Tecnologia

To Top