Facebook Home – O android do Facebook

Tecnologia

Facebook Home – O android do Facebook

O Facebook anunciou hoje uma novidade para o Android: Facebook Home. Para quem acreditava que a rede social pretendia lançar um celular, o próprio Mark Zuckerberg (tio Mark) explicou:

Não queremos construir um celular que venderia 10-20 milhões no máximo. Nossa comunidade tem um bilhão de pessoas.


É bem mais fácil, obviamente fazer parcerias com empresas como a HTC (o primeiro smartphone que virá embarcado de fábrica com o Facebook Home) do que inventar um próprio celular.

Uma consideração sobre o celular em questão: ele é bonito e eu quero. Ele se chama HTC First, e estará disponível a partir de 12 de abril nos Estados Unidos, apenas pela AT&T.

HTC First

O Facebook Home não é um smartphone e também creio que nem seja uma ROM customizada. Ela me parece mais um launcher. Totalmente reinventado, de fato e bastante bonito e intuitivo. A premissa dele é: falar com os seus amigos, não importa onde você esteja.

A tela inicial exibirá o “Cover Feed” com as atualizações e imagens recentes dos seus amigos. Essa função permite curtir posts com um clique duplo ou comentar os posts sem precisar acessar o aplicativo do Facebook. A outra função bem interessante é a possibilidade de receber notificações onde você estiver. Seja chamadas, eventos, atualizações do Facebook ou notificações de outros aplicativos e para acessar basta clicar na notificação ou deslizar o dedo para fechar.

Facebook Home - Cover Feed

Além disso, existe a possibilidade de conversar com os seus amigos em qualquer aplicativo. A funcionalidade é chamada de “Chat Heads“, por que, literalmente, aparecem as cabeças dos seus amigos no meio dos aplicativos.

Facebook Home - Chat Heads

Caso queira conversar com mais de um amigo, basta mover a cabeça dele para a conversa (isso é sério e está escrito assim na página do Facebook Home). Ele também conta com um Launcher de aplicativos, além de permitir de forma facilitada atualizar seu facebook, enviar foto ou realizar um check-in.

ngD86Q_kXT8

A experiência de uso parece ser bem intuitiva e rápida. E eu curti bastante essa aproximação com os amigos, o visual e muitos outros fatores. Obviamente que tal interação me obrigará a comprar um Galaxy S4 (tendo em vista que ele está disponível para HTC First, HTC One X, HTC One X+, Samsung Galaxy SIII e Samsung Galaxy Note II). A versão para tablet demorará “alguns muitos meses” segundo a própria equipe do Facebook. Para quem possui um desses smartphones, o download poderá ser efetuado gratuitamente no dia 12 de abril. Abaixo o comercial, bem bonitinho do Facebook Home.

Continuar lendo
Publicidade

Meu nome é Yeltsin Lima, sou blogueiro de tecnologia, estudante de publicidade e atualmente (por enquanto) moro em Recife/PE.

Comments

Mais em Tecnologia

To Top