Morte do Google Reader – The Old Reader: A melhor alternativa

Tecnologia

Morte do Google Reader – The Old Reader: A melhor alternativa

A algumas horas atrás a equipe do Google comunicou a morte de alguns dos seus serviços. Além da api para desenvolvedores CalDAV em favor da API de desenvolvimento do próprio Google Calendar, do Google Voice para BlackBerry (segundo aplicativo de empresa grande que "morre" para o BlackBerry), ela também comunicou o fim do Google Reader, cuja data de "morte" está declarada para 1 de julho de 2013.

Apesar de muitos nem notarem tal falta, assumindo que os "feeds" morreram, eu ainda sou bastante old school. Creio que uma forma de leitura de feeds de forma "linear" seja bem mais interessante do que da forma como encontramos em serviços de terceiros como o Feedly (que foi levantado como uma ótima alternativa ao GReader por alguns sites).

The old ReaderNo entanto creio que a melhor alternativa seja o "The Old Reader", que possui diversas funcionalidades do antigo Google Reader como o compartilhamento de notícias com os amigos. Com uma interface bem similar ao Google Reader, mas bem mais simples, o The Old Reader é, para mim, a melhor alternativa ao falecido.

Desenvolvido na mesma época em que o Google resolveu "matar" o serviço de compartilhamento entre amigos, o serviço agora se encontra um pouco lento, pela migração em massa dos antigos usuários do leitor do Google. O time do The Old Reader é composto por apenas três pessoas (segundo eles: até 13 de março). O site funcionará através do modelo freemium, permitindo oferecer tanto uma versão totalmente gratuita quanto uma premium. Sem publicidade.

Talvez tenha sido esse um dos principais motivos pela morte do Google Reader. Ultimamente a empresa vem "matando" todos os serviços que não geram dinheiro para ela, seria até plausível se ela operasse em prejuízo, o que não ocorre. O lucro do Google subiu 6,7% para US$ 2,89 bilhões no quarto trimestre de 2012.

Creio que a decisão tenha sido um "tiro no pé". Eu era usuário diário do Google Reader e meio que bateu uma "revolta" após a decisão. Com tantos desligamentos de serviços, eu resolvi criar logo minha conta de e-mail no Yahoo e no Outlook, mover meu calendário para o iCloud e começar a migrar aos poucos do ambiente Google para serviços de terceiros.

E você leitor, sentirá saudades do Google Reader? Quais as alternativas que você utilizaria para o Google Reader e para os outros serviços do Google?

Continuar lendo
Publicidade

Meu nome é Yeltsin Lima, sou blogueiro de tecnologia, estudante de publicidade e atualmente (por enquanto) moro em Recife/PE.

Comments

Mais em Tecnologia

To Top