Mark Zuckerberg e sua esposa prometem doar 99% das suas ações do Facebook

Dra. Priscilla Chan e Mark Zuckerberg anunciam que irão doar, no futuro, 99% das suas ações no Facebook para ações de caridade

Tecnologia

Mark Zuckerberg e sua esposa prometem doar 99% das suas ações do Facebook

Bill Gates é um dos homens mais ricos do mundo e já gastou, até o momento, mais de 28 bilhões de dólares com caridade. Mas ele está prestes a ser ultrapassado nessa corrida por Mark Zuckerberg.

O criador do Facebook e atual CEO da empresa, anunciou ao lado da sua esposa, a Dra. Priscilla Chan, que doará 99% das suas ações do Facebook para caridade. Apenas a título de curiosidade, essas ações valem, hoje, cerca de $45 bilhões de dólares.

O anúncio foi feito numa carta aberta do casal para a filha recém-nascida deles, Max, que tem cerca de apenas uma semana de vida.

Segundo a dupla, eles vão criar uma nova organização, intitulada Chan Zuckerberg Initiative, para poder gerenciar todo esse dinheiro através de uma estrutura corporativa limitada e confiável. O casal revelou que suas prioridades serão “aprendizado personalizado, a cura de doenças, conectar pessoas e a construção de comunidades fortalecidas“.

Zuckerberg e Chan não revelaram planos mais detalhados sobre essa iniciativa, mas garantiram que esse dinheiro será doado enquanto eles ainda estiverem vivos.

Em 2010, a dupla doou cerca de $100 milhões de dólares para melhorar as escolas públicas de Newark, a cidade mais populosa da Nova Jérsei, nos EUA. Porém, a dupla encontrou resistência de pais, ativistas da comunidade e sindicatos sobre o uso desse dinheiro.

Ao utilizar uma estrutura corporativa ao invés de uma organização sem fins lucrativos, a família Zuckerberg poderá investir em outras empresas, fazer lobby por legislações do seu interesse e influenciar debates de políticas públicas, o que organizações não-lucrativas estão proibidas de fazer.

Dessa forma, eles pretendem auxiliar as causas que querem defender em diferentes frontes e com diferentes intensidades. Uma representante da família disse que quaisquer lucros obtidos pela Chan Zuckerberg Initiative serão revertidos para futuros projetos da organização.

Nós construímos tecnologias para realizar uma mudança. Muitas instituições investem dinheiro nesses desafios, mas a maior parte do progresso vem de ganhos em produtividade através da inovação. Nós devemos participar na política e advogar para moldar debates. Muitas instituições estão receosas de participar disso, mas o progresso deve ser apoiado por movimentos para ser sustentável“, revela o casal na carta aberta à filha.

É importante lembrar que, caso não tenha ficado claro, o que será doado será 99% das ações que Mark Zuckerberg e Priscilla Chan possuem no Facebook, não 99% das ações da empresa, já que eles não possuem isso.

via NY Times

Continuar lendo
Publicidade
Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!

Mais em Tecnologia

To Top