NASA revela evidências de água em estado líquido atualmente em Marte

Água em Marte? NASA confirma evidências de que existe água em estado líquido no Planeta Vermelho!

Tecnologia

NASA revela evidências de água em estado líquido atualmente em Marte

A NASA andou prometendo uma grande revelação científica sobre o planeta Marte para essa segunda-feira, dia 28 de setembro, e cumpriu o prometido: a agência espacial americana anunciou ter encontrado evidências de que existe água em está líquido em Marte.

Agora. Nesse momento. Água. Em estado líquido.

Segundo os cientistas da NASA, o estudo revelado hoje por eles mostra que “há sinais definitivos de água em estado líquido na superfície de Marte hoje“.

O que a agência espacial descobriu é que existem certas “veias”, como se fossem córregos de rios, que se formam em encostas marcianas durante os meses mais quentes do ano de Marte. Depois, conforme o clima esfria, essas faixas somem.

Esses espaços na superfície de Marte seriam feitos por causa de água com uma alta concentração de sal, que possui um ponto de derretimento mais baixo e poderia existir nas temperaturas de -23ºC do verão de Marte.

Para poder fazer essa descoberta, o time de operadores que trabalha com a sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) desenvolveu um método bem interessante para lidar com o problema das imagens sem resolução que a sonda enviava.

O cientista nepalês Lujendra Ojha e seus colegas conseguiram extrair das imagens (que só possuem um pixel!) os dados espectrais – separação da luz em diferentes frequências – que são capazes de revelar a composição das substâncias fotografadas.

Assim, eles viram que essas informações estavam de acordo com o que sabemos sobre sais minerais hidratados, reforçando a ideia de que essas veias na superfície de Marte são formadas por… tã tã tã… água salgada!

Isso significa que tem vida em Marte?

Bom, não. Existir água em Marte não é garantia de que existe vida por lá, já que ainda existe muita coisa que a gente não entende sobre esse negócio de “vida”.

Porém, partindo do pressuposto de que água é um dos requisitos para haver vida, então é mais provável sim que em algum momento possa ter havido vida por lá ou que haja atualmente.

O mais interessante, porém, é que essa descoberta abre portas para muitos desdobramentos no nosso futuro científico. A presença de água em Marte não só vai nos ajudar na possibilidade de colonizar o Planeta Vermelho, como também permitirá que a gente possa, de alguma forma, usá-lo como “base de abastecimento” em viagens mais longas pela galáxia.

Os planos atuais da NASA é de enviar humanos pra Marte em 2030. Você já pode adquirir sua passagem pra essa viagem e o resto é comprar muita pipoca pra acompanhar os próximos capítulos dessa novela.

Ou ir assistir Perdido em Marte, já que o hype que esse filme vai ganhar agora será uma coisa de louco.

Leandro de Barros

Campeão de Chess-Boxing por W.O. da minha rua, nerd de nascença, babaca por opção. Depois de muito analisar a sociedade moderna, só tenho uma coisa a dizer: með þýðandi? Veik!

Deixe seu comentário!

Mais em Tecnologia

To Top