Cientistas descobrem como regenerar pele após queimaduras graves

Recuperar pele humana totalmente

Tecnologia

Cientistas descobrem como regenerar pele após queimaduras graves

Cientistas descobrem como regenerar pele após queimaduras graves

Enquanto as técnicas de cirurgia reconstrutiva melhoraram muito ao longo da última década ou duas, há um objetivo que permanece difícil de alcançar: a regeneração real da pele humana. Mas agora, os cientistas podem estar um pouco mais perto: ontem, a empresa de biotecnologia Polarity TE Inc., situada na cidade de Salt Lake City (Ut, EUA), anunciou que o sucesso na “regeneração completa e organizada de pele e folículos capilares em feridas de queimadura de terceiro grau” em porcos.

SkinTE – Projeto para regenerar pele humana

Esta é a primeira vez que alguém conseguiu com sucesso regenerar pele após queimaduras de terceiro grau. De acordo com a PolarityTE, a técnica SkinTE funciona com uma biópsia da pele não danificada do paciente, embora não esteja exatamente claro como a pele saudável é reintroduzida na ferida.

As fotos em seu site mostram a progressão da regeneração, eventualmente cobrindo a ferida inteira sem cicatrizes e reconstituindo todas as camadas de pele, incluindo folículos capilares.

Cientistas descobrem como regenerar pele após queimaduras graves

Testes para regenerar pele humana

Até o momento a técnica só funcionou em porcos, mas isso não significa que não funcionará nos seres humanos. Na verdade, a pele de porco e a humana são bastante semelhantes. Historicamente, as características e o comportamento das queimaduras da pele de porco têm sido preditivos de como a pele humana reagirá em tratamentos.

A PolarityTE está planejando testes em humanos ainda este ano e, caso esse procedimento seja bem sucedido em humanos, será um grande passo da ciência. Afinal, não é um exagero dizer que isso mudará a vida das vítimas de queimaduras.

Continuar lendo
Artigos relacionados:
Murilo Lima

Criador e editor-chefe do Geek Café. Administrador entusiasta de novas mídias, inovação e mentes fora da caixa.

Deixe seu comentário!
Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top