Tecnologia 3D ajuda a rebocar icebergs e utilizá-los na produção de água doce

Tecnologia

Tecnologia 3D ajuda a rebocar icebergs e utilizá-los na produção de água doce

Antes de tudo, veja este vídeo!

Parece apenas um comercial criativo envolvendo ficção cietífica, tipo Star Trek, não é? Mas não se engane! O vídeo que você acabou de ver apresenta o projeto IceDream.

Através da potente plataforma de 3D Experience da Dassault Systèmes, o engenheiro francês Georges Mougin conseguiu rebocar icebergs e utilizá-los para produzir água doce! Sua ideia revolucionária vem sendo aperfeiçoada há 40 anos.

Recentemente Mougin comprovou a viabilidade técnica do seu projeto – considerado por muitos como um grande devaneio. Utilizando de tecnologias de inovação social,  Georges Mougin desenvolveu uma rede internacional de especialistas em engenharia, glaciologia, experiências virtuais realísticas, oceanografia física e as mais recentes tecnologias de simulação científica para, juntos, integrar informações oceanográficas e meteorológicas complexas, com o objetivo de descobrir uma nova forma de produção de água potável e energia.

Icebergs são constituídos basicamente por água doce, mas flutuam naturalmente à deriva e invariavelmente derretem na água salgada do oceano!

Esta é a abordagem ecológica de Georges Mougin, pensando em aproveitar ao máximo as correntes e os ventos para rebocar os icebergs!

3D-Experience-da-Dassault-Systèmes-Geek-Cafe

Atualmente, mais de 2.5 bilhões não possuem nenhum sistema de saneamento de água e cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo, ainda não tem acesso à água potável. Diante desta realidade, consequências graves como doenças e má nutrição são identificadas em níveis alarmantes. O problema de falta de água é global e deve ser considerado uma questão de máxima importância.

Felizmente, inovadores como Georges Mougin ainda existem e se preocupam em contribuir com o desenvolvimento da sociedade, mostrando-nos que, as vezes, as ideias mais inusitadas são aquelas que permitem avançar para um futuro melhor.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site do 3D Experience.

Continuar lendo
Murilo Lima

Criador e editor-chefe do Geek Café. Administrador entusiasta de novas mídias, inovação e mentes fora da caixa.

Deixe seu comentário!

Mais em Tecnologia

Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top