Worms no Facebook: O que são, prevenção e remoção

Tecnologia

Worms no Facebook: O que são, prevenção e remoção

Velhos usuários das redes sociais sabem quão sofrido era o Orkut e os worms e vírus existentes. Para quem não sabe o que é um worm, uma dica: não tem nada a ver com o jogo Worms. Um worm é um programa auto-replicante, infestando um sistema ou um aplicativo e realizando ações maliciosas.

No caso do Orkut, tínhamos worms de “curtir comunidades”. Alguns worms se aproveitaram de uma falha existente e chegavam até a tomar conta do perfil. No caso do Facebook, o funcionamento é bem parecido. Só que ao invés de curtir páginas, você marca amigos. E quando os amigos entrarem na página, o worm permitirá que você convide (sem a sua permissão) todos os seus amigos, marcando-os na página.

O Facebook já removeu os principais causadores dessa praga virtual. Alguns exemplos podem ser encontrados na imagem abaixo. O mais “engraçado” é que todos fazem uso de um servidor da Amazon. (A Amazon possui um serviço de hospedagem de websites chamado S3 ou EC2. São usados tanto pelo Facebook como por diversos outros sites, como Instagram, etc). O worm da garota de 15 anos já está offline, mas o do suposto consórcio está ativo normalmente.

worms

Existe um terceiro que é o “concorra a um vale compras”. Abaixo, vocês podem conferir exatamente como é mostrado.

aiai

Percebam na parte borrada (a maior) que temos diversas pessoas marcadas. Inclusive, algumas pessoas divulgam o vídeo do YouTube de uma banda (que é tão ruim, que eu prefiro nem colocar aqui. Na verdade, eu prefiro colocar o link dos worms, do que o link do vídeo do YouTube).

Como se prevenir?

Evite clicar em qualquer link que aparece na internet, até mesmo aqueles recomendados por seus amigos. Principalmente aqueles que prometem produtos maravilhosos com poucas ações. Ex.: “Visite nossa página e concorra a R$10.000 em vale compras” (cuidado: o link ao lado é +18).

Avise aos seus amigos que estão compartilhando as mensagens para que ele tome as devidas medidas para reparar o erro (abaixo iremos comentar como se faz isso). Compartilhe o link deste artigo com os seus amigos, para que eles possam se prevenir também.

E, claro, sempre tenha um anti-vírus instalado. Recomendamos o Norton ou Kaspersky. Ou algum de sua preferência que tenha proteção ativa na web.

Como remover possíveis worms?

Primeiramente acesse as páginas que você curte. Para fazer isso, acesse a opção Editar meu Perfil e em seguida acesse Atividades e Interesses e clique em “Exibir outras páginas”. Remova as páginas que você acredita que não tenha curtido. Salve essa alteração.

Agora vá em aplicativos. Acesse através da opção “Configurações da Conta” no topo direito (perto da sua foto), clique em Aplicativos. Remova todos os aplicativos que sejam suspeitos.

Captura de Tela 2013-04-08 às 21.42.53

E por último, altere a senha da sua conta. E lembre-se: cuidado com os links que lhe mandam. Seus amigos podem estar infectados, sempre pergunte para eles, se eles realmente lhe enviaram o link.

Continuar lendo
Artigos relacionados:

Meu nome é Yeltsin Lima, sou blogueiro de tecnologia, estudante de publicidade e atualmente (por enquanto) moro em Recife/PE.

Comments
Publicidade

Artigos mais vistos

Publicidade
To Top