Dicas para ter pernas bonitas e saudáveis
Neste verão, os shorts dão o tom da moda, mesmo que nem todos tenhamos as pernas lindas e maravilhosas. Mas as pernas perfeitas são alcançadas através de trabalho duro e perseverança.
Ficar de pé? Você está usando saltos? Você carrega pesos? Você tem problemas de circulação ou celulite nas coxas? Seus pés estão inchados e doloridos? Você respondeu sim a mais de uma dessas perguntas? Há soluções para todos esses problemas, com uma condição: a vontade!
Os problemas mais comuns
Assim como os glúteos e os músculos abdominais, os músculos das pernas são influenciados pelas variações hormonais. As coxas e a parte de trás dos joelhos são as áreas mais propensas à celulite.
As pernas são afetadas por dilatações vasculares – varizes – decorrentes de problemas circulatórios, profundos ou superficiais, e da tendência à retenção de água.
A isto junta-se a pele seca, especialmente após os 35 anos, mas também problemas relacionados com doenças articulares, localizadas quer na articulação femoral, quer nos joelhos ou tornozelos. Tudo isso tem efeitos negativos em termos estéticos, aos quais muitas vezes se soma a sensação de dor.
O segredo das belas pernas
Mais do que qualquer outra parte do corpo, as pernas precisam de movimento. A falta de atividade física, o sedentarismo, reflete-se imediatamente na saúde dos seus pés.
Na ausência de movimento constante, na mesma intensidade, há efeitos negativos que ocorrem e se mantêm. A falta de exercício reduz o tônus muscular, o que causa má circulação sanguínea e linfática. Daí a possibilidade de pés inchados, varizes e dores nas pernas.
Ele diz que a má circulação causa má vascularização dos grupos musculares das pernas e, ainda, o aparecimento de celulite. O tônus muscular reduzido causa uma sobrecarga das três grandes e importantes articulações da perna: o fêmur, o joelho e o tornozelo. E isso causa um tornozelo inchado e dolorido, um joelho sem graça e problemas de mobilidade.
A questão de fundo é que para ter pernas bonitas, boas apenas para serem expostas em shorts, você precisa fazer bastante movimento para garantir que suas pernas tenham uma circulação sanguínea perfeita.
O uso de cremes medicinais e hidratantes e massagens são benéficos, mas essas soluções “estáticas” não mantêm os pés saudáveis por si só, na ausência de movimento físico.
Coloque os pés para trabalhar!
Para tonificar e manter os músculos das pernas, é necessário fazer 30 minutos de caminhada por dia, 5 a 10 andares de caminhada e 2 a 3 vezes por semana uma atividade física sustentada:
- A caminhada, para ser eficaz, deve ser num ritmo constante e sustentado, com sapatilhas femininas confortáveis e sem salto. Então, correr na loja para uma blusa nova, de salto alto e com pausas frequentes, não é colocado;
- A dança clássica (não a da discoteca) é uma opção perfeita. Salsa, tango, valsa – são ideais para formar belas pernas. A dança dá flexibilidade, desenvolve os músculos de forma estética e fortalece as articulações;
- A natação é uma fórmula ideal porque alterna o movimento (contratura muscular-relaxamento em um ambiente denso, que envolve esforço).
- Além disso, a posição horizontal, durante a natação, favorece a redução da pressão nos músculos das pernas;
- A hidromassagem é uma fórmula que não envolve esforço, mas que promove o retorno vascular e reduz a pressão nos músculos. Porém, não age em profundidade e não tonifica, mas reduz a celulite superficial;
- Andar de bicicleta, tão eficaz quanto a natação, promove especialmente as articulações do quadril e do joelho. Os músculos trabalham de forma eficiente e sustentável. Um passeio de bicicleta é eficaz se durar pelo menos 30 minutos.