Como implementar o ensino híbrido? Confira 4 dicas!

Os processos de aprendizagem estão em constante evolução. Com a transformação digital, aliar o presencial ao online tornou-se uma boa maneira de ampliar o modelo tradicional. Mas, afinal, como implementar o ensino híbrido?

Conhecido também como blended learning, a metodologia mistura aulas presenciais e a distância, que de alguma forma se complementam. Ou seja, elas precisam estar integradas, mas devem usar ferramentas diferentes para que tenham mais assertividade.

Os desafios e dúvidas da implementação desse sistema são inúmeras. Contudo, as vantagens também são. Exatamente por isso, cada vez mais instituições estão adotando o modelo.

Mas antes de falar sobre como implementar o ensino híbrido, é necessário conhecer o seu conceito e como ele deve funcionar, na prática. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

O que é sistema híbrido de ensino? Como funciona?

Como dito, o ensino híbrido ocorre quando se mescla duas modalidades de ensino já consolidadas: a educação a distância e a presencial. Então, para sua implementação, é necessário ter uma boa infraestrutura tanto física quanto digital.

Ou seja, além de fazer um plano de aula diferenciado para cada modelo, é importante considerar se tanto os alunos quanto os professores terão acesso a bons equipamentos e a rede de internet.

Afinal, o objetivo do ensino híbrido não é aumentar, ainda mais, a dificuldade de acesso e o processo de aprendizagem. Pelo contrário, o modelo pode trazer mais engajamento para as aulas e proporcionar discussões interessantes.

Nos últimos anos, essa metodologia tornou-se essencial para inúmeras escolas e instituições por todo o mundo. Contudo, é essencial implementá-lo com eficiência para que todos consigam usufruir dos seus benefícios de maneira positiva.

Além disso, vale lembrar que se o modelo de ensino tradicional coloca como centro do processo de aprendizagem o professor, como detentor de todo o conhecimento, o ensino híbrido reverte essa questão.

Isso porque coloca o aluno como protagonista de todo o desenvolvimento. Mas como isso funciona na prática? Veremos a seguir.

Como implementar o ensino híbrido?

Agora que você entendeu o conceito e como funciona essa metodologia, é o momento de acompanhar como implementar o ensino híbrido na instituição:

  1. Conheça os principais modelos de ensino e aprendizagem;
  2. Promova mudanças de infraestrutura;
  3. Atualize o currículo e práticas pedagógicas;
  4. Capacite os professores.

E, posteriormente, falaremos sobre as principais vantagens dessas transformações. Confira!

1. Conheça os principais modelos de ensino e aprendizagem

Antes de construir o plano de aula, vale a pena conhecer os diferentes modelos de ensino que existem. Alguns são mais similares às técnicas tradicionais, enquanto outros acabam sendo mais disruptivos. Conheça alguns deles.

  • Rotação por estações: o espaço físico da escola é dividido em várias estações de trabalho. Elas devem direcionar para diferentes objetivos da disciplina. A ideia é que os alunos passem por cada uma delas e aprendam questões específicas em cada uma. Assim, eles possuem autonomia e podem aprender no seu próprio tempo;
  • Rotação individual: nesse caso, as estações são pensadas de maneira individual e personalizada para cada estudante. Isso permite que os professores percebam as maiores necessidades de cada aluno e, com esse modelo, consiga driblar eventuais dificuldade;
  • Laboratório rotacional: esse modelo tem como objetivo intercalar a parte prática com a teórica. Então, os alunos aprendem determinado conteúdo na sala de aula e, posteriormente, vão colocar em prática. O “laboratório” pode ser diferente, dependendo da matéria. Por exemplo: laboratório de ciências, informática, biblioteca ou sala de vídeo. O importante é que seja um espaço fora da sala de aula;
  • Sala de aula invertida: essa é uma das principais metodologias ativas de ensino, uma vez que coloca o estudante como centro do processo de aprendizagem. A ideia é que o aluno estude os principais conceitos em casa com o suporte dos materiais digitais oferecidos pelo professor. E, então, reforça seu aprendizado com as atividades e discussões na sala de aula presencial.

Incorporar esses diferentes modelos no dia a dia do processo de aprendizagem pode ser um desafio. Contudo, ao colocar o aluno como protagonista, poderá perceber uma melhora no engajamento e interesse em diferentes disciplinas.

2. Promova mudanças de infraestrutura

Para ter uma boa experiência com a aprendizagem híbrida, é imprescindível que tanto os alunos quanto os professores tenham equipamentos técnicos para conseguir acompanhar as etapas das aulas.

Além disso, é preciso pensar na disposição das ferramentas digitais para ensino remoto que podem ser incorporadas nas aulas online. Procure descobrir quais são as mais utilizadas, se precisam de licenças ou o que pode ser mais vantajoso para os alunos e educadores.

3. Atualize as práticas pedagógicas

Uma vez que o método de ensino não será o tradicional, é necessário pensar no plano de aula específico para o modelo híbrido.

Isso envolve definir os objetivos da disciplina, apontar as temáticas que serão abordadas, as formas de avaliação e a metodologia que será usada (como as que vimos anteriormente), entre outras questões.

4. Capacite os professores

Por fim, não tem como implementar o ensino híbrido com eficiência na instituição se os professores não estão adaptados ao modelo ou se oferecem resistência.

Explique as vantagens da metodologia, forneça os equipamentos necessários para que as aulas sejam positivas e ofereça suporte sempre que eles precisarem.

Isso ajudará a fazer com que o processo de adaptação seja mais tranquilo e para que eles dediquem-se a criar bons materiais para os alunos.

Principais vantagens do ensino híbrido

Um dos principais benefícios de saber como implementar o ensino híbrido é que, ao colocá-lo em prática, os educadores podem personalizar a jornada de aprendizagem de acordo com as necessidades individuais e coletivas.

Por exemplo, se o professor perceber que determinado aluno ou grupo possui limitações específicas dentro de um tema, consegue fazer um planejamento de aula personalizado. Assim, pode acompanhar a evolução de cada aluno mais de perto.

Além disso, outra vantagem é que o educador consegue focar nos assuntos mais importantes e relevantes de determinada disciplina e compartilhar conteúdos complementares (em diferentes formatos) nas plataformas digitais.

Dessa maneira, os alunos que tenham interesse em continuar aprendendo sobre o tema possuem boas referências para se aprofundar. Essa é uma das razões pelas quais dizemos que os estudantes se tornam protagonistas do seu processo de aprendizagem.

Mas, para além disso, o uso dos modelos que mencionamos anteriormente permite que os estudantes reconheçam a importância de participar de forma ativa das aulas, fazer debates em grupos e conseguir estruturar suas próprias ideias.

Gostou de saber como implementar o ensino híbrido? Essas foram algumas dicas para que a adaptação seja mais tranquila e efetiva. Lembre-se de que existem boas soluções que podem facilitar todo o processo, como o Google Workspace para educação e outras ferramentas digitais.

___________________________________________________________________

Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.

Geek Café

Geek Café

Olá, tudo bem? Meu nome é Eduarda Guerra, sou escritora e criadora do Blog Geek Café. Meu principal objetivo com o blog é trazer conhecimentos em diversas áreas como: Empreendedorismo, tecnologia, decoração, carros e Moto, viagem, saúde e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *