Caderno ou fichário: Qual comprar para o meu filho?

O estudante já conta com muitas responsabilidades, não é mesmo? E por isso, nada mais importante do que contar com uma boa organização e praticidade.

É aí que surge a grande dúvida: caderno ou fichário? Qual dos dois comprar para o meu filho? Antigamente, o caderno fazia mais sucesso, principalmente os com dez ou vinte matérias. Isso porque ele reunia todas as disciplinas em um só lugar. Mas depois o fichário apareceu.

E foi aí que algumas pessoas começaram a ficar em dúvida, pois a ideia de carregar apenas as folhas de uma matéria específica é muito boa.

Os dois são muito utilizados na rotina estudantil. Contam com pontos positivos e negativos. Mas claro que tudo vai depender do perfil de cada aluno. Pensando nisso, separamos os benefícios de cada um deles e lhe mostrar como escolher. Confira!

Os pontos positivos do fichário

Pode ser grande ou pequeno, o fichario é leve e prático. Um ponto interessante é que ele pode ser encontrado em muitos tipos de materiais, estampas e modelos. Uma das grandes vantagens é a sua praticidade.

O legal dele é que quando for para a escola, não precisa se preocupar com a grade de matérias e qual caderno levar, pois terá tudo nele, basta organizar as folhas para cada disciplina.

Ele é bastante utilizado por alunos do ensino médio que podem ter mais controle na organização das matérias. Mesmo que crianças do ensino infantil possam utilizá-lo, por causa de sua trava de folhas, não é o mais escolhido pelos pais.

Os pontos positivos do caderno

Quando o assunto escolar é a escolha entre o fichário e o caderno, muitos pais e alunos optam pela segunda opção.

Muito por ser mais tradicional, o caderno fez e faz parte da vida dos estudantes. Você pode optar por um caderno com muitas matérias e folhas para utilizar para todas as disciplinas ou até mesmo um caderno para cada duas disciplinas.

O diferencial para a maioria dos fichários é que você encontra muitos tipos de capas de caderno. Temos até exemplos de criatividade dos alunos que colam adesivos e criam composições maravilhosas para o seu material escolar.

Percebeu a sua versatilidade, não é? Assim como o fichário, o caderno cabe facilmente na mochila, mas se pensar na quantidade ou no caderno maior, o peso pode se tornar um incômodo.

Qual escolher?

Pronto, agora que você conhece os dois, deve estar se perguntando qual é o melhor para comprar para o seu filho, não é mesmo? A resposta não é nem um pouco complicada, pois tudo vai depender de como será a o4

Organização no dia a dia

Por contar com folhas soltas, o fichário é mais indicado para alunos mais organizados. Isso porque as folhas podem ser perdidas entre os colegas ou até em casa. E com o fichário é o aluno que vai dividir as matérias, então é importante saber qual matéria necessita de um bloco maior de folhas.

Com o caderno o diferencial é a praticidade, pois basta deixá-lo na mochila. E o legal dos cadernos é que eles podem ser encontrados no modelo e tamanho que você desejar para o seu filho, seja pequeno ou grande, com espiral ou brochura.

Hoje em dia está mais fácil e prático escolher o material escolar de seu filho, isso por conta da opção de papelaria online. Sem sair de casa você consegue comparar modelos e opções variadas do fichário ou caderno.

Geek Café

Geek Café

Olá, tudo bem? Meu nome é Eduarda Guerra, sou escritora e criadora do Blog Geek Café. Meu principal objetivo com o blog é trazer conhecimentos em diversas áreas como: Empreendedorismo, tecnologia, decoração, carros e Moto, viagem, saúde e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *