Quem fala inglês tem mais oportunidades?

Quantas vezes você já ouviu que quem fala inglês tem mais oportunidades? Isso pode até parecer uma frase motivacional de pais ou instrutores, mas é, também, a verdade.

Cada vez mais, o inglês se torna um diferencial que pode resultar na sua contratação ou não para a vaga de emprego que sempre sonhou.

Além disso, falar inglês também oferece oportunidades em diversos departamentos da sua vida. Desde uma viagem planejada, passando pela melhoria nas suas habilidades de comunicação e até mesmo na capacidade de assistir o seu filme favorito na linguagem original.

Ou seja, são muitos os benefícios de estudar este segundo idioma.

Quem fala inglês tem mais oportunidades?

Para que você comece a entender melhor o tema, vale a pena analisar alguns dados revelados por uma pesquisa salarial da Catho, maior plataforma de busca de empregos no Brasil.

Segundo o estudo, falar inglês fluente pode mais que dobrar o seu salário, principalmente quando pensamos em cargos mais elevados – como gerentes, gerentes executivos e diretores.

Para chegar aos resultados, foram entrevistadas mais de 13 mil pessoas de segmentos de atuação diferentes. Ou seja, independentemente de qual é a área na qual você quer trabalhar, existe a chance de ganhar 2x mais do que se você não falasse inglês.

O motivo é simples. Segundo dados divulgados pelo British Council em 2020, apenas 5% da população brasileira fala inglês fluentemente.

Infelizmente, os números são baixíssimos e indicam que a disponibilidade de profissionais fluentes não é alta. Logo, aqueles que sabem falar o idioma são mais valorizados e priorizados no mercado de trabalho.

Sendo assim, não temos como negar que quem fala inglês tem mais oportunidades. E, como já mencionamos acima, isso vai muito além da procura por um emprego (embora seja um dos maiores motivos pelos quais as pessoas decidem estudar o idioma).

Oportunidades para quem fala inglês

As oportunidades para os falantes do idioma já começam a surgir assim que concluímos o ensino médio. Afinal, exames de nível nacional, como o Enem, e vestibulares para as principais faculdades cobram o idioma em suas provas.

Sendo assim, os estudantes que se dedicaram ao inglês já alcançam notas maiores que os demais.

Além disso, aprender o idioma ainda jovem pode garantir oportunidades como os intercâmbios. Ou seja, você pode até mesmo estudar em outro país para aumentar o seu repertório cultural!

Os programas de pesquisa e iniciação científica também exigem o inglês fluente. Logo, se você pensa em seguir a carreira de pesquisador, pode ser uma excelente ideia já começar os seus estudos.

Por último, vale ressaltar ainda que quem estuda inglês tem mais oportunidades até mesmo no entretenimento. Afinal, muitas das canções, filmes e séries que consumimos hoje têm, como idioma original, o inglês. Então, ao se tornar fluente, você terá uma compreensão muito maior das obras.

Isso pode parecer algo simples e trivial. Porém, a verdade é que o consumo de arte na linguagem nativa é uma ótima forma de aprimorar suas habilidades de comunicação. Da mesma forma, a aprendizagem de um segundo idioma melhora a sua memória e diversas outras competências essenciais para uma carreira de sucesso.

Então, a próxima vez que alguém lhe disser que quem fala inglês tem mais oportunidades, você já terá o repertório para saber que essa frase é muito verdadeira.

Logo, se você não quer ficar para trás e também aproveitar essas chances de alcançar o sucesso, chegou a hora de começar a investir no seu futuro.

Investir em um curso de inglês pode ser a chave para conseguir o emprego dos sonhos, fazer a viagem internacional que você sempre desejou ou até mesmo de compreender as suas canções favoritas. Acredite: todo o esforço vale muito a pena a longo prazo!

Geek Café

Geek Café

Olá, tudo bem? Meu nome é Eduarda Guerra, sou escritora e criadora do Blog Geek Café. Meu principal objetivo com o blog é trazer conhecimentos em diversas áreas como: Empreendedorismo, tecnologia, decoração, carros e Moto, viagem, saúde e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *