Indicadores de Recursos Humanos: 10 métricas para monitorar o desempenho do seu RH

Os seus colaboradores são um dos ativos mais valiosos da sua empresa. Logo, é preciso dar um atenção especial para a gestão do chamado capital humano.

Acompanhar as estratégias e o desempenho do departamento de RH é fundamental para que se consiga aproveitar ao máximo os talentos da empresa e aprimorar os processos que envolvem a gestão de pessoas.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para explicar o que é e para que servem os indicadores de Recursos Humanos e listar quais métricas você pode usar para monitorar a performance do setor de RH da sua empresa.

O que são e para que servem os indicadores de Recursos Humanos?

Os indicadores de Recursos Humanos são ferramentas que servem para monitorar o desempenho da gestão de pessoas em uma organização.

Essas métricas mostram a eficácia das estratégias de RH na busca por metas em diferentes aspectos da gestão de talentos.

Os indicadores funcionam como ferramentas de controle, permitindo que os gestores visualizem com mais clareza os resultados do setor e orientem suas decisões com base em dados concretos.

10 indicadores de Recursos Humanos que você precisa conhecer – e implementar!

Os indicadores de Recursos Humanos podem ser grandes aliados da gestão de pessoas e possibilitar a implementação da melhoria contínua desta área estratégica para qualquer negócio.

Sendo assim, confira a partir de agora uma lista com os principais indicadores de RH que você precisa ficar de olho:

1 – Taxa de rotatividade

Também conhecida como turnover, a taxa de rotatividade mede a relação entre desligamentos e novas contratações de funcionários em uma empresa.

O cálculo é feito assim:

  • Turnover = (contratações + desligamentos / 2) / total de funcionários

Evidentemente, se a empresa tem uma alta taxa de rotatividade isso indica que algo está fazendo com que os colaboradores preferem trabalhar em outras instituições.

Serve de alerta para se investigar os motivos disso.

2 – Custo de rotatividade

A rotatividade de funcionários gera custos que também precisam ser acompanhados. Sempre que há um desligamento, a empresa precisar arcar, por exemplo, com o custo de rescisão contratual e recrutamento de novos colaboradores.

Para calcular esse indicador, basta somar todos os custos que a empresa teve com a saída de funcionários em um período específico.

3 – Taxa de retenção

É importante também avaliar a efetividade das estratégias de RH para reter os talentos.

Para calcular a taxa de retenção, basta dividir o número de funcionários que foram desligados da empresa com menos de um ano de contratação pelo total de funcionários contratados nos últimos 12 meses.

4 – Tempo de contratação

O tempo que o RH leva para contratar novos talentos também é um dos indicadores de Recursos Humanos que valem a pena acompanhar.

O cálculo é feito a partir da média de tempo entre a publicação de uma vaga até a assinatura do contrato de trabalho.

Demorar muito para fazer contratações, além de desgastante para os interessados na vaga, traz custos para a empresa. O processo deve ser ágil sem deixar de ser eficiente na busca dos melhores talentos.

5 – Vagas preenchidas dentro do prazo

Assim como o tempo médio de contratação, é importante também definir uma meta para o prazo de preenchimento das vagas e monitorar quantas dessas vagas a empresa consegue preencher dentro de um prazo determinado.

Acompanhar essa métrica ajuda a evitar perda de produtividade das equipes que estão desfalcadas.

6 – Absenteísmo

O absenteísmo se refere às ausências dos funcionários, independentemente do que as motivou (faltas justificadas ou não, atrasos, licenças médicas etc).

O cálculo é o seguinte:

  • Taxa de absenteísmo = número de horas de trabalho perdidas / número ideal de horas trabalhadas x 100

7 – Custo de absenteísmo

Para uma análise mais aprofundada do impacto das ausências dos funcionários, você pode medir o custo que o absenteísmo gera para a empresa.

Some todos os custos com horas extras de outros funcionários para cobrir os ausentes, contratação de substitutos, oportunidades perdidas entre outros.

8 – Tempo para produtividade

Esse indicador mede quanto tempo, em média, os novos colaboradores levam para atingir um nível de produtividade que a empresa considera razoável.

Acompanhar essa métrica ajuda a entender a efetividade das estratégias de onboarding e integração de novos talentos.

Uma dica é usar técnicas de onboarding de colaboradores para fazer com que eles entreguem resultados o quanto antes, ao conhecerem melhor a empresa, seus valores e também as tarefas designadas para eles.

9 – Custo médio de treinamento por funcionário

Some todos os investimentos que a empresa fez em treinamento durante um período específico e divida pelo total de funcionários.

Com esse indicador, consegue-se identificar a necessidade de investir em programas de capacitação.

10 – Satisfação dos funcionários

Encerrando nossa lista de indicadores de recursos humanos, procure mensurar o nível de satisfação dos seus colaboradores.

Por meio de pesquisas, como o Employee Net Promoter Score (eNPS), é possível saber se as estratégias de RH com foco na satisfação e bem-estar dos funcionários estão dando certo.

Além disso, as pesquisas permitem obter insights sobre o que pode ser feito para deixar os colaboradores mais felizes no trabalho.

Este indicador pode ser usado para se averiguar o porquê de uma alta taxa de rotatividade, por exemplo.

Agora que você já conhece os 10 principais indicadores de Recursos Humanos, implemente essas métricas e promova a melhoria contínua do seu setor de RH.

O People Analytics é uma tendência em RH que usa indicadores como estes, e muitos outros, saiba mais neste vídeo:

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

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Olá, tudo bem? Meu nome é Eduarda Guerra, sou escritora e criadora do Blog Geek Café. Meu principal objetivo com o blog é trazer conhecimentos em diversas áreas como: Empreendedorismo, tecnologia, decoração, carros e Moto, viagem, saúde e muito mais.

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