Síndico profissional: suas atribuições e como contratar

O papel do síndico é essencial para manter o pleno funcionamento das operações de um condomínio. Por isso, cada vez mais, busca-se um síndico profissional, que irá se encarregar das atividades administrativas, de organização e fiscalização da gestão financeira do prédio.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP), a série de exigências para o bem-estar dos moradores fez com que a profissionalização dos síndicos virasse realidade.

Além disso, ainda segundo a ABRASSP, com o “boom” imobiliário e a construção de grandes condomínios, o mercado sentiu necessidade de evoluir e, a partir disso, buscar profissionalizar a atuação dos síndicos.

Esse aumento pela procura pode ser verificado no levantamento realizado pelo SíndicoNet, plataforma de serviços e conteúdo para condomínios no Brasil. De acordo com o estudo, 18% dos condomínios no país possuem síndicos profissionais, sendo que esse índice era de 15% em 2020 e 6% em 2013.

O levantamento foi realizado com mais de 5 mil pessoas em todo o país, entre síndicos moradores e profissionais, administradoras de condomínios, subsíndicos, conselheiros, presidentes e diretores de associações e condôminos, presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Assim, se você está se perguntando o que faz e como contratar um síndico profissional, continue lendo este artigo para descobrir!

Funções do síndico conforme a lei

De acordo com o Artigo 1348 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002, compete ao síndico:

I – convocar a assembléia dos condôminos;

II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;

III – dar imediato conhecimento à assembléia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;

IV – cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembléia;

V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;

VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;

VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;

VIII – prestar contas à assembléia, anualmente e quando exigidas;

IX – realizar o seguro da edificação.

Atribuições de um síndico profissional

Nesse sentido, basicamente, o que faz um síndico profissional relaciona-se às mesmas responsabilidades e funções de um síndico comum, tais como realizar:

  • a intermediação entre condôminos e a administradora;
  • o gerenciamento de condôminos;
  • a supervisão e contratação de funcionários; 
  • a manutenção do condomínio, dentre outros.

Porém, ele exerce a função como um funcionário externo e não como um morador, e, justamente por isso, geralmente, o trabalho é realizado por um profissional especializado. 

A contratação deste colaborador pode ser realizada por meio de empresas de síndicos profissionais, que contam, muitas vezes, com candidatos com formação superior nas áreas de Administração, Contabilidade ou Direito, reunindo capacidades relevantes para a função.

Dessa forma, abordando de forma mais específica, são atribuições do síndico profissional:

Intermediação entre condôminos e administradora

Ele deve cumprir e certificar-se de que todos cumpram a convenção, o regimento interno e as determinações das assembleias. Também, deve realizar a prestação de contas do condomínio junto aos moradores.

Além disso, o síndico deve estar em contato com a administradora do prédio para emitir comunicados e demais afazeres relacionados à rotina dos condôminos.

Supervisão e contratação de funcionários

Ele deve verificar se os funcionários estão cumprindo as tarefas da maneira esperada pelos condôminos. Também, deve realizar a seleção e treinamento de novos funcionários para posições que venham, porventura, a serem abertas.

Gerenciamento de condôminos

É atribuição deste profissional realizar a orientação de novos condôminos sobre as regras do prédio, assim como responder a eventuais dúvidas que eles possam ter e atuar na resolução de conflitos entre moradores.

O gerenciamento de condôminos inclui ainda acompanhar regularmente a situação financeira do condomínio para saber quem está em dia ou não com o pagamento da taxa condominial, dessa forma, realizando a cobrança daqueles que estejam inadimplentes.

Manutenção do condomínio

O síndico é responsável por manter as instalações do condomínio em boas condições. Para isso, devem ser realizadas inspeções regulares e consertos que venham a ser necessários. Essa manutenção periódica preventiva minimiza problemas e gastos extras com reparos emergenciais.

Vantagens de contratar uma empresa de síndico profissional

Se você está se perguntando por que contratar um síndico profissional, eis aqui algumas vantagens:

Mais disponibilidade

Embora o síndico morador tenha boa vontade, nem sempre ele dispõe de tempo para dedicar à função por ter que conciliar com outras atividades. O síndico profissional, no entanto, por ser contratado para isso, dedica integralmente o tempo estipulado para o expediente na realização das atribuições que lhe competem.

Planejamento otimizado

Ao ter mais disponibilidade de tempo para dedicar ao trabalho de síndico, este profissional realiza um melhor planejamento para o seu condomínio. Dessa forma, prevendo e sistematizando as necessidades e demandas dos moradores, bem como criando planos de ação orientados a prioridades e prazos.

Melhor gerenciamento

Seja gerenciando conflitos ou a rotina de condôminos, o síndico profissional, por ser um especialista em gestão de condomínios, tem conhecimento das melhores práticas de resolução de problemas, de modo a atender os pedidos dos moradores de maneira mais eficaz, mantendo o condomínio organizado e em boa harmonia.

Como contratar um síndico profissional

A contratação é realizada pela administradora do condomínio após votação em assembleia de moradores, onde serão definidos também os detalhes da contratação, como período da prestação de serviços, atribuições, horário de trabalho e remuneração.

O pagamento poderá ser realizado por meio da emissão de notas fiscais pela empresa ou prestador de serviços, caso o síndico atue no regime tributário de profissional autônomo, ou em folha de pagamento, se for contratado como funcionário CLT do condomínio.

O valor do serviço varia de acordo com a metragem do prédio e suas dependências.

Como não existe um piso salarial para esse tipo de profissional, a remuneração é estipulada levando  em conta fatores, como:

  • Valor da taxa do condomínio;
  • Tamanho da sua equipe de colaboradores;
  • Quantidade de área comum e de lazer;
  • Número de visitas semanais ao local;
  • Número de unidades do condomínio.

Agora que você já sabe como funciona a contratação do síndico profissional, o que acha de investir na especialização desse serviço no seu prédio?

Procure dentre as melhores empresas de síndicos profissionais uma que se encaixe no seu orçamento e nas necessidades do seu condomínio. Por meio da contratação de uma empresa de síndico profissional, você terá acesso a alguém realmente capacitado para a função.

Este artigo foi escrito pela oHub, plataforma que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.

Geek Café

Geek Café

Olá, tudo bem? Meu nome é Eduarda Guerra, sou escritora e criadora do Blog Geek Café. Meu principal objetivo com o blog é trazer conhecimentos em diversas áreas como: Empreendedorismo, tecnologia, decoração, carros e Moto, viagem, saúde e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *