O que é, como funciona e quais as vantagens do PABX Virtual?

Pode-se dizer que o PABX Virtual é o PABX tradicional analógico atualizado para as tecnologias digitais, incorporando as funcionalidades e vantagens de um sistema na nuvem.

Talvez o mais popular entre os tipos de PABX hoje, o PABX virtual tem seu acesso realizado via painel web e conta com diversos recursos como atendimento automático (URA), fila de atendimento, gravação de chamadas, integração com outros sistemas e mais.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! Ao final deste artigo, você terá aprendido:

  • O que é PABX virtual?
  • Como funciona o PABX virtual?
  • Quais as vantagens do PABX Virtual?
  • Como é feita a instalação?

O que é PABX virtual?

PABX é a sigla em inglês de Private Automatic Brach Exchange. Ou seja, é uma central telefônica na qual a tarefa de conectar chamadas via ramais de uma empresa é realizada de forma automática.

O PABX veio para substituir o antigo PBX, que não era automatizado (daí o A da sigla) e precisava de operadores em uma central telefônica para conectar os usuários de telefone.

Por sua vez, o PABX virtual é uma espécie de atualização do PABX analógico utilizando a tecnologia digital e a internet para realizar essas conexões de chamadas.

O PABX Virtual funciona a partir de um software como serviço, que funciona em nuvem, e tem como base o sistema VoIP (que falaremos mais adiante neste artigo). Neste tipo de PABX, há uma maior capacidade de transmissão de dados entre os ramais se comparado a uma central tradicional de PABX.

Como funciona o PABX virtual?

Funciona na mesma lógica da sua versão analógica: por meio da contratação do serviço que disponibiliza ramais, conectando a empresa em uma espécie de central de chamadas.

No PABX analógico isso era realizado por meio de um aparelho, no qual a linha telefônica era conectada, e este fazia a divisão desta linha nos diferentes ramais ligados aos departamentos.

Já na versão virtual, o sistema do PABX permite atendimento feito por computadores e celulares, disponível por meio de aplicativo ou software, utilizando-se da tecnologia na nuvem.

Assim, da mesma forma que um PABX tradicional, o sistema de PABX virtual permite à sua empresa ter à disposição inúmeros ramais telefônicos, porém usando somente conexão de internet, sem a necessidade de adquirir uma linha telefônica.

O funcionamento do PABX virtual acontece por meio do Voice Over Internet Protocol (VoIP), tecnologia chamada em português de Voz sobre IP (internet protocol).

Essa tecnologia permite que o sinal de áudio analógico, ou seja a voz, seja transformado em pacotes de dados que podem ser transmitidos através da internet, por meio de IPs (protocolos que permitem a comunicação entre dispositivos na internet).

Quais as vantagens do PABX Virtual?

Por estar hospedado na nuvem, traz uma série de vantagens, dentre as quais estão:

Economia de custos

Você não precisa investir em hardware sofisticado para ter um PABX Virtual porque todo o seu sistema telefônico é hospedado e gerenciado na nuvem.

Não há limitação geográfica

Este tipo de PABX não está limitado a nenhuma localização geográfica, pois toda a sua organização, independentemente de onde esteja no mundo, pode consolidar sua infraestrutura de comunicação em um único sistema, fazendo com que as chamadas de uma filial para outra pareçam chamadas internas.

Flexibilidade

Este tipo de PABX possibilita se conectar de qualquer lugar do mundo usando seu telefone VoIP, um smartphone com software para VoIP ou um PC desktop de qualquer fabricante. Isso significa que seus colaboradores podem trabalhar em casa ou até mesmo no exterior a qualquer momento com o mesmo número de escritório usando o dispositivo de sua preferência.

Economia de tempo

Porque é tudo baseado em software, a configuração da versão virtual do PABX é rápida e fácil. Não precisa esperar semanas para que a empresa contratada instale o hardware e aparelhos, como acontece com os serviços de PABX tradicionais.

Você pode manter seu sistema telefônico existente

É possível integrar a versão virtual do PABX a qualquer sistema ou dispositivo de legado (como um PABX analógico) com apenas alguns cliques. Ele pode ser configurado para permitir que os usuários de ambos os sistemas liguem um para o outro e que os usuários do PABX tradicional façam chamadas por meio de rotas VoIP mais baratas.

Isso pode ser benéfico se você quiser manter seu PABX interno, mas também ter acesso a linhas tronco a preços acessíveis, dando ao seu escritório um alcance mais amplo.

Chamadas de voz de alta qualidade

Utilizando os recursos certos, aliados a altas velocidades de internet, a comunicação de voz via PABX Virtual pode oferecer uma qualidade das chamadas superior. Antes da contratação do serviço, vários testes podem ser realizados pelo seu fornecedor para medir se a sua conexão à internet é adequada e para recomendar a melhor solução VoIP para sua localização.

Como é feita a instalação?

A instalação de um PABX virtual é feita por um fornecedor contratado para realizar a configuração dos ramais para os colaboradores da sua organização.

É realizado o download e instalação do softphone, que é um software que transforma o seu computador em um telefone multimídia com capacidade de voz. O acesso aos ramais também pode ser feito pelo navegador.

Assim, para realizar a instalação na sua empresa, você precisa de:

  • dispositivos necessários para que o Voip funcione e você consiga fazer e receber ligações;
  • uma internet boa o suficiente para que seja possível dedicar uma velocidade mínima entre 50 kbps e 80 kbps por cada ligação;
  • um softphone, app ou software que funciona como a interface das teclas de telefone em seu dispositivo móvel, a partir do qual as ligações Voip serão feitas;
  • um plano Voip que tenha um PABX virtual incluso.

Você poderá contar com o auxílio da empresa contratada nesse processo. Além disso, o fornecedor contratado para implementação da central de PABX Virtual da sua empresa deve realizar manutenção do servidor, atualizações e verificação de equipamentos e de todo sistema periodicamente.

Por isso, na hora de contratar o melhor PABX virtual, conte com as melhores empresas de PABX Virtual.

Este artigo foi escrito pela oHub, plataforma que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.

Geek Café

Geek Café

Olá, tudo bem? Meu nome é Eduarda Guerra, sou escritora e criadora do Blog Geek Café. Meu principal objetivo com o blog é trazer conhecimentos em diversas áreas como: Empreendedorismo, tecnologia, decoração, carros e Moto, viagem, saúde e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *