9 dicas fundamentais para o atendimento em clínicas

Um bom atendimento em clínicas e hospitais é importante para que o paciente se sinta mais confortável e bem recebido. Embora essa questão possa parecer óbvia, ainda há muitos setores da saúde que não se preocupam com esse assunto.

Sem dúvida, esse é um erro que pode colocar em risco todo o seu investimento e reputação. Sendo assim, continue lendo esse conteúdo para conhecer algumas dicas úteis para garantir um bom atendimento em sua clínica!

Dicas para um bom atendimento em clínicas

Garantir um atendimento eficiente e de qualidade aos seus pacientes deve ser uma das principais preocupações de sua clínica. No entanto, isso não diz respeito somente ao contato do paciente com o médico. A verdade é que começa desde o contato através do telefone até a recepção, entre outros fatores que fazem toda a diferença.

Ou seja, para uma clínica fidelizar novos clientes e garantir uma boa reputação, é crucial que esteja atenta a uma série de questões em relação ao atendimento do paciente, que começa no agendamento de uma consulta e se estende até o pós-atendimento.

Afinal, caso um paciente não seja bem recepcionado e o atendimento deixe a desejar, as chances dele procurar uma nova clínica para sua próxima consulta são maiores. Por isso é ideal sempre oferecer o melhor serviço para garantir a satisfação do paciente.

Portanto, veja logo a seguir algumas dicas imperdíveis para o melhorar o atendimento em clínicas.

1. Invista em uma boa infraestrutura:

Em qualquer lugar, seja qual for a área, a infraestrutura é um dos fatores essenciais. Afinal, essa é a primeira coisa que você nota quando vai a algum lugar pela primeira vez, não é mesmo?

Desse modo, para uma clínica esse é um ponto importante, pois é preciso que o local esteja sempre bem limpo e organizado, para transmitir uma imagem mais segura, limpa e confortável aos pacientes. O cuidado deve estar desde a fachada do local, até a sala de espera e os consultórios.

2. Treine a sua equipe de atendimento:

Sem dúvida, o atendimento começa com a sua equipe, por isso que um dos passos importantes é treiná-la para que possam oferecer um serviço mais eficiente e de qualidade.

Sendo assim, o seu papel é definir quais serão as políticas e valores da sua clínica, e então treinar a sua equipe seguindo esses conceitos. É válido lembrar que isso vale para todos os funcionários, desde os recepcionistas, até os médicos e enfermeiros.

3. Saiba quais são as demandas de cada paciente:

É importante entender quais são as demandas de cada paciente para que possa prestar um melhor atendimento de acordo com o seu perfil. Isso porque, desse modo é possível evitar certas frustrações como, por exemplo, serviços que não são prestados ou os métodos de pagamento que a clínica não aceita. Entretanto, é plausível que a gestão pesquise por serviços terceirizados como a telerradiologia, que pode aumentar o número de atendimentos e expandir o leque de exames atendidos.

4. Padronize todos os processos:

Cometer erros é algo comum, no entanto, esse é um dos principais fatores que fazem com que os pacientes deixem a clínica. Por isso que quaisquer processos dentro de uma clínica precisam ser padronizados e estar de acordo com uma sequência lógica e constante. Isso significa que é preciso ter uma rotina definida e organizada e protocolos de exames adequados para cada doença, para assim reduzir os riscos de cometer erros.

5. Não esqueça o pós-atendimento:

Como dito antes, o pós-atendimento também é uma etapa importante que a maioria das clínicas acabam deixando de lado. Sendo assim, é essencial que mantenha contato com o paciente após a sua consulta. Mande para eles lembretes para fazer novas consultas, pesquisas de satisfação, entre outros.

6. Ofereça um atendimento mais humanizado:

Investir na infraestrutura e processos operacionais é um ponto crucial, como já dito. Porém, oferecer um atendimento mais humanizado é essencial também para garantir uma melhor experiência ao paciente durante o seu atendimento.

Desse modo, é preciso oferecer um tratamento atencioso, cordial e atrativo para os pacientes. Embora possa parecer pouco, o paciente se sentirá mais acolhido, confortável e bem recebido.

7. Defina métricas de atendimento:

Uma dica útil é estipular métricas de atendimento para que a sua equipe possa atingir certos objetivos. Como por exemplo:

  • Prontidão para atender os pacientes;
  • Tempo médio de atendimento ao paciente;
  • Apresentar soluções para os problemas dos pacientes por telefone.

Desse modo, ao estipular métricas, a sua equipe trabalhará de forma a atingi-las. Além de agilizar o trabalho, também garante um melhor atendimento aos pacientes.

8. Acompanhe os resultados das métricas:

Estipular métricas é o ideal para alcançar certos objetivos, mas também é essencial acompanhar e saber se está conseguindo atingi-las.

Ao acompanhar os resultados, você terá uma visão mais ampla sobre os processos que estão dando certo, o que você pode melhorar e o que precisa mudar. Portanto, você pode fazer isso através de pesquisas de satisfação dos clientes e monitorias.

9. Implemente prontuários eletrônicos:

Devido as normas da LGPD para clínicas e hospitais, uma lei que consiste em proteger os dados pessoais dos usuários, o uso de prontuários de papéis não são mais ideais. Ou seja, os prontuários eletrônicos são melhores para se adequar as regras dessa lei.

Além disso, os registros eletrônicos também contribuem para a melhora de diversos fatores. Isso porque, o seu uso diminui erros e falhas humanas. Assim como também otimiza os processos manuais, como por exemplo:

  • Melhora a relação entre o médico e paciente;
  • Aumenta o tempo junto com os pacientes;
  • Diminui a carga de trabalho de outros profissionais;
  • Diminui os gastos clínicos;
  • Transmite uma sensação de responsabilidade para com a saúde dos pacientes.

De fato, não há dúvidas de que migrar para os prontuários eletrônicos garante uma série de benefícios para a sua clínica, além de diminuir o risco de infringir a Lei Geral de Proteção de Dados.

Conclusão

Em suma, prestar um atendimento eficaz e de qualidade é um ponto essencial para qualquer clínica. Pois, desse modo, é possível prestar um serviço melhor ao paciente. Sendo assim, as dicas listadas nesse conteúdo são apenas alguns passos para melhorar essa questão da sua clínica.

Por fim, o que achou desse conteúdo? Ainda possui alguma dúvida? Gostaria de incluir a sua opinião? Então, não esqueça de deixar o seu comentário!

Geek Café

Geek Café

Olá, tudo bem? Meu nome é Eduarda Guerra, sou escritora e criadora do Blog Geek Café. Meu principal objetivo com o blog é trazer conhecimentos em diversas áreas como: Empreendedorismo, tecnologia, decoração, carros e Moto, viagem, saúde e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *