O que as empresas estão fazendo para voltar aos escritórios com segurança

Em tempos de pandemia, a retenção de funcionários torna-se ainda mais ponto de atenção dentro das empresas, afinal, é preciso manter os bons talentos nesses períodos tão difíceis.

Após tanto tempo de home office, para aquelas funções em que essa modalidade de trabalho é possível, algumas empresas começam a retomar suas atividades em seus escritórios e diversas são as novas medidas que as empresas estão tomando para proteger seus funcionários.

Além do uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, aplicação de testes de covid-19 e acompanhamento frequente de saúde, muitas ações estão sendo tomadas para garantir o máximo de proteção para todos aqueles envolvidos nas empresas. Confira o que as empresas estão fazendo para essa volta com o máximo de segurança!

Mudanças na estrutura do ambiente de trabalho

Independente do tamanho dos escritórios, diversas mudanças foram feitas nos ambientes para garantir maior distanciamento entre as pessoas.

Seja a instalação de placas de acrílico entre os funcionários, aumento de espaço entre mesas e cadeiras, redução de locais de descanso e eliminação – mesmo que temporária – dos locais de diversão e conversas entre os colaboradores, diferentes adaptações foram feitas nos espaços físicos dos escritórios.

Distribuição de EPIs

Se antes ao chegar no escritório se ganhavam blocos, canetas e canecas, por exemplo, o grande kit da vez são os EPIs, ou seja, os Equipamentos de Proteção Individual.

Muitas empresas estão disponibilizando máscaras, álcool em gel, luvas para aqueles locais que contam com restaurante, desinfetantes para as roupas, entre outros.

Retorno em fases e com revezamento

Para que os escritórios não fiquem cheios e sem espaçamento entre as pessoas, muitas empresas estão adotando o revezamento de colaboradores, assim, o trabalho segue híbrido, ou seja, há a junção do presencial e home office.

A tendência é que as pessoas escolham seus dias de trabalho, tenham um pouco mais de flexibilidade e se sintam seguras para esse retorno e não vejam essa volta como uma pressão da empresa.

As exceções ficam para aquelas pessoas do grupo de risco, que não entram nesse revezamento e seguem apenas em home office. Há também a atenção para aqueles colaboradores que trabalham longe e passam grande tempo dentro do transporte público.

Em diversos casos, esses também não são incentivados a participar do revezamento para reduzir riscos para colaboradores, colegas e familiares.

Limpeza redobrada

A sanitização passa a ser cada vez maior dentro das empresas, seja por parte das equipes de limpeza e a partir dos próprios funcionários. Em muitos ambientes, as organizações indicam que os colaboradores limpem suas mesas e itens de trabalho antes e depois de iniciarem suas atividades.

Nos banheiros, ambientes compartilhados e que causam maiores temores aos colaboradores, há indicação de que após o uso, todos sigam os procedimentos de limpeza com sabão e álcool em gel, nas mãos e nos itens como torneira, maçanetas, descarga, entre outros.

Para locais como cozinhas e copos, o protocolo é que as áreas compartilhadas para consumo de alimentos sejam reduzidas e que as pessoas escolham horários diferentes para não se aglomerarem nessas situações em que não há o uso de máscara.

Em empresas que oferecem almoço para os colaboradores, muitas delas eliminaram o refeitório coletivo, investindo em marmitas individuais para os colaboradores ou repassando esse benefício em forma de vale alimentação ou refeição, por exemplo.

Maior cuidado com a saúde dos colaboradores

Para o retorno, as empresas estão olhando ainda mais para a saúde do colaborador. Mais do que realizar testes de covid-19 e medir a temperatura, diversas são as ações para incentivar a alimentação e rotina saudável, ações como ginástica laboral e ioga dentro do espaço de trabalho – respeitando os devidos protocolos – e cuidado com a saúde mental das pessoas.

Desde o home office, diversos negócios passaram a disponibilizar psicólogos e incentivos ao cuidado da saúde mental e isso segue vivo no retorno aos escritórios.

A volta dos escritórios é realidade que já tem acontecido em alguns locais e é importante ter cuidado com a saúde de todos os envolvidos. Mantenha os protocolos de segurança, realize as regras necessárias e impostas pela OMS e todos os serviços de saúde e proteja seus colaboradores.

Sua empresa ainda está em home office? Como a volta está planejada? Aproveite o que já está sendo feito e leve para seu local!

Geek Café

Geek Café

Olá, tudo bem? Meu nome é Eduarda Guerra, sou escritora e criadora do Blog Geek Café. Meu principal objetivo com o blog é trazer conhecimentos em diversas áreas como: Empreendedorismo, tecnologia, decoração, carros e Moto, viagem, saúde e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *