Fofoca no trabalho: quais os problemas que isso pode trazer

Dos muitos pontos de atenção dos setores de RH, como melhorar clima organizacional é um dos grandes desafios entre as equipes e um dos principais vilões desse bom clima são as fofocas no trabalho.

A fofoca é um mal que está presente em qualquer lugar, inclusive no ambiente de trabalho. Seja para aqueles que são alvos ou que participam dessas conversas, elas podem se tornar grandes prejudiciais para indivíduos e equipes e é preciso saber lidar com essa questão.

O poder da fofoca no trabalho pode ser altamente devastador dentro dos negócios. Você já pensou em como pequenos comentários e grandes boatos podem afetar sua organização? Saiba mais sobre isso!

O efeito da fofoca no ambiente de trabalho

A fofoca produz efeitos negativos em diversos ambientes, mas dentro do trabalho ela pode ser ainda mais devastadora, seja para aqueles que são atingidos ou para aqueles que de fato fofocam. Reunimos alguns de seus efeitos, confira!

Causa diversos conflitos

A partir do momento que uma fofoca é plantada, seja a respeito de uma pessoa ou de processos da organização, com fundamento ou não, há grande possibilidade de conflitos entre os envolvidos.
A fofoca causa burburinhos em diversos setores e é gerado o famoso “telefone sem fio”, fazendo com que cada pessoa saiba uma parte diferente da história e criem a cada momento novas versões do boato.
Quem está direta ou indiretamente envolvido nessas fofocas são atingidos e aumentam conflitos internos, discussões e problemas de convivência.

Prejudica a imagem do colaborador perante os gestores

De uma forma ou de outra, as fofocas sempre chegam aos gestores e RH e, em muitas situações, elas são investigadas para que sejam resolvidas o mais rápido possível. Sendo assim, ao notar recorrência nesse tipo de situação e ao identificar sempre as mesmas pessoas envolvidas nos boatos, há grande prejuízo na imagem dos fofoqueiros perante os superiores.

Colaboradores que propagam fofocas e contribuem para o clima organizacional negativo não são vistos com bons olhos e ficam marcados dentro das empresas.

Atrapalha a produtividade

A fofoca vai além de conversas nos almoços, corredores e momentos de pausa e ela afeta o bom andamento do trabalho. Isso acontece, pois, os envolvidos querem saber mais sobre as novidades e perdem seu tempo falando sobre o tema.

Os boatos espalhados em pleno horário de expediente prejudicam a atenção das pessoas em seu trabalho, causando queda de produtividade e qualidade.

Afeta a saúde mental dos colaboradores

As fofocas podem causar grandes prejuízos na vida dos colaboradores e aqueles que são alvos desses boatos podem sofrer grandes consequências negativas em suas rotinas.

Estar em um ambiente conflituoso e em que as pessoas falam a todo tempo de você é extremamente prejudicial e pode fazer com que a saúde mental do funcionário seja abalada, causando problemas em suas funções.

É importante que gestores e RH atuem para coibir as fofocas e para amenizar esse tipo de boato, mantendo o bom clima organizacional dos locais.

Como lidar com a fofoca na empresa?

Os efeitos da fofoca podem ser realmente devastadores e, mesmo que os comentários sobre outros parecem tentadores, é importante ficar o mais longe possível dos comentários maldosos e não compactuar com esse tipo de conversa.

Se ouvir algo, não passe para frente e se notar que a situação está além do que deveria, relate ao RH e aos gestores para que ações sejam tomadas.

Respeite a organização e seus colegas e tenha bom senso ao lidar com todos em seu ambiente. Mais do que isso, é importante ajudar a incentivar o respeito coletivo e fazer com que esse seja um valor essencial dentro da organização.

Manter a boa convivência e conversas saudáveis é preciso para que a qualidade do trabalho e da saúde dos colaboradores sejam mantidas e não afetadas por fofocas.

Como você lida com fofocas em seu ambiente de trabalho? Elas já te prejudicaram de alguma forma? Aproveite que você sabe mais sobre seus impactos negativos e fique o mais longe possível dessas conversas!

Geek Café

Geek Café

Olá, tudo bem? Meu nome é Eduarda Guerra, sou escritora e criadora do Blog Geek Café. Meu principal objetivo com o blog é trazer conhecimentos em diversas áreas como: Empreendedorismo, tecnologia, decoração, carros e Moto, viagem, saúde e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *